• Página inicial
Print Email Shortlink

CGU conclui auditoria para contratação de leitos covid-19 pelo Governo do RN

sábado, 7 de novembro de 2020, 10:53 - Rio Grande do Norte

A Controladoria Geral da União apresentou na última sexta-feira (11) o Relatório Final de Avaliação do Instituto Avante Social, organização social contratada pelo Governo do Rio Grande do Norte para instalar 30 leitos de UTI para o enfrentamento do coronavírus.

A partir das verificações efetuadas pela equipe de auditores de controle interno do Governo Federal, foi identificado que os serviços estão sendo prestados de forma satisfatória, com preço contratado condizente ao valor de mercado. Entre os 30 leitos contratados, 20 foram destinados ao Hospital Colônia Dr. João Machado, em Natal, e 10 destinados ao Hospital Regional Alfredo Mesquita, em Macaíba.

O relatório afirma que a formalização do contrato foi regular. No entanto foram identificadas impropriedades evidenciadas no decorrer da implantação e execução do serviço contratado, como falhas na elaboração do Termo de Referência e definição de instrumento contratual em desacordo com as necessidades e peculiaridades da oferta dos serviços. O fato gerou orientação da CGU para revisão contratual por meio de Termo Aditivo.

Observou-se também que os custos de instalação foram diluídos no pagamento mensal dos leitos, com cronograma dos pagamentos incompatível com a instalação dos leitos de UTI, gerando a necessidade de antecipação dos pagamentos via tutela judicial.

Outro ponto destacado no relatório foram os atrasos na implementação dos leitos de UTI e ocorrências de desconformidades na disponibilização do serviço contratado. Mas a equipe de auditoria concluiu que o montante foi insignificativo ante a complexidade e o momento no qual ocorreram, denotando grande esforço na sua disponibilização inclusive em dias não úteis.

O Controlador Geral do Estado, Pedro Lopes adiantou que o Governo atenderá às recomendações da CGU e explicou que as impropriedades apontadas decorreram das dificuldades enfrentadas para instalar 567 leitos hospitais em apenas quatro meses.

“Corremos contra o tempo para salvaguardar a saúde da população contra o coronavírus, e conseguimos graças à abnegação de dezenas de servidores e gestores, integrantes de uma força tarefa envolvendo diversos órgãos, que ficaram na linha de frente administrativa para fazer acontecer”.

A auditoria da CGU também realizou visita in loco nos hospitais com o objetivo de verificar a regularidade dos serviços contratados, sendo atestado, em ambos, uma apresentação, de modo geral, positiva das instalações e dos cuidados com os pacientes.

Comentar
Covid-19leitos
  • Leia também
  • Mais populares
  • Gabaritos do Enem serão divulgados nesta quarta
  • Governo Federal garante chegada de insumos para produção de vacina contra a covid-19
  • Governo do RN mantém planejamento para distribuição de nova remessa de vacinas contra covid
  • PM regulariza situação de 29 alunos soldados que desistiram do curso em 2020
  • RN recebe mais 31.500 doses da vacina contra a covid-19
  • Governo do RN convoca 726 novos professores
  • Garibaldi quer aprovar FUNPRESP e fim do fator previdenciário
  • Canção Nova em Natal celebra 12 anos e realiza congresso no Colégio Sagrada Família
  • Grupos políticos rivais se enfrentam em Timbaúba dos Batistas
  • Policiais rodoviários federais podem entrar em greve na próxima semana
  • Ministério Público quer que PM proíba guarda de carros-fortes de empresas de segurança
  • Mossoró: Seu Mané da Rádio Rural sofre AVC e está em estado grave
← Previous Next →

RURAL FM – AO VIVO

 

95,9 FM – AO VIVO

 

90,9 FM – AO VIVO

 

RURAL AM PARELHAS – AO VIVO

Copyright © 2021 Sistema Rural de Comunicação. Todos os direitos reservados.