PT volta a administrar São Paulo depois de oitos anos

Depois de oito anos, o PT retoma o comando da maior e mais importante cidade do Brasil. A vitória de Fernando Haddad – ex-ministro da Educação na gestão petista do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de Dilma Rousseff – significa a interrupção de um ciclo em que a capital paulistana foi comandada pela dobradinha PSDB e Democratas (DEM). Haddad venceu com 54,5% o candidato do PSDB José Serra, que obteve 44,4% dos votos válidos.

A última petista a governar a cidade foi a atual ministra da Cultura, Marta Suplicy, no período de 2001 a 2004. A então prefeita do PT perdeu para José Serra, derrotado hoje. Dois anos depois, o tucano deixou a prefeitura nas mãos do vice, Gilberto Kassab – à época no DEM e atualmente um dos fundadores do PSD – para disputar o governo do estado.

Fernando Haddad foi escolhido pessoalmente pelo ex-presidente Lula para disputar a prefeitura da capital. A ex-prefeita Luiz Erundina (PSB) chegou a ser escolhida candidata à vice-prefeita na chapa de Haddad, mas desistiu da vaga, que foi ocupada por Nádia Campeão (PCdoB). Erundina foi a primeira petista a governar a capital paulista.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima