As melhores rádios: FM 102.7 FM 95.9 FM 90.9 AM 1470

Sistema Rural de Comunicação

Rádios
do Grupo

RN sanciona leis para apoiar alunos com TDAH e garantir tratamento para endometriose

O Governo do Rio Grande do Norte sancionou nesta quinta-feira (14) duas leis voltadas à saúde. A primeira,  a Lei nº 11.953,  institui a  Política de Diagnóstico e apoio aos alunos com dislexia e Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) na rede de ensino estadual. Já a segunda, a Lei nº  11.954, estabelece a Política de Prevenção, Diagnóstico e Tratamento da Doença de Endometriose. As informações foram publicadas por meio do Diário Oficial do Estado.

No caso da legislação direcionada aos estudantes com TDAH e dislexia, o objetivo  é assegurar a aplicação de exames médicos e psicológicos, além da oferta de instrumentos e profissionais qualificados para esse público. Aliado a isso, a iniciativa prevê a capacitação permanente dos professores para que possam identificar os sinais da dislexia e de outros distúrbios nos estudantes.

Segundo a publicação, a lei já está em vigor a partir desta quinta-feira e as diretrizes para que ela seja aplicada serão reguladas por meio de decreto. Uma equipe multidisciplinar de profissionais também será criada para que a norma possa ser plenamente executada com foco no apoio e prevenção.

A Política voltada à endometriose, por sua vez, visa promover a proteção e cuidados em saúde ao público feminino.  Para isso, a norma prevê que Governo poderá realizar avaliações médicas periódicas, exames clínicos e laboratoriais, além de campanhas anuais de orientação, prevenção, diagnóstico e tratamento como parte da execução da iniciativa.

A legislação autoriza, ainda, a realização de parcerias e cooperação técnica com a rede de saúde privada ou outras entidades para a realização de exames e procedimentos relacionados à doença. Entre os principais objetivos da Política, estão:

  • A realização de campanhas de divulgação sobre a doença, seus sintomas, precauções, tratamento e apoio às famílias dos pacientes, com destaque para a divulgação nas escolas visando à conscientização e prevenção do bullying;
  • Conscientização da população sobre os sinais de alerta e informações relevantes sobre a Endometriose, com foco nas regiões mais vulneráveis do estado;
  • Estímulo a hábitos de vida saudáveis relacionados à prevenção e cuidados com a Endometriose.

A lei entrou em vigor a partir desta quinta-feira e vai ser conduzida pela Secretaria de Saúde Pública do Estado (Sesap/RN), por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), em atenção aos protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

Tribuna do Norte

Compartilhe nas rede sociais

Mais notícias

ABRAPE pede transparência nos dados da Receita Federal e cumprimento das formalidades do PERSE

Indústria cai 0,1% em fevereiro e soma 5 meses sem crescimento

Estudantes nascidos em maio e junho recebem 1ª parcela do Pé-de-Meia

Brasil recupera 25 fósseis de insetos que seriam vendidos no exterior

Taxa de Bombeiros deve arrecadar R$ 35 milhões no RN em 2025; entenda mais sobre

Olá, como podemos te ajudar?