As melhores rádios: FM 102.7 FM 95.9 FM 90.9 AM 1470

Sistema Rural de Comunicação

Rádios
do Grupo

Professores da rede estadual do RN aprovam indicativo de greve

Professores da rede estadual de ensino do Rio Grande do Norte aprovaram, nesta quarta-feira 19, um indicativo de greve por tempo indeterminado. A decisão foi tomada durante uma assembleia do Sindicato dos Trabalhadores da Educação (Sinte), realizada no Centro Administrativo do Estado, em frente à Governadoria.

O indicativo de greve significa que a maioria dos professores concorda com a paralisação, mas a data de início do movimento ainda será definida em uma nova assembleia marcada para o dia 25 de fevereiro, às 14h.

O principal ponto de reivindicação é o reajuste salarial de 6,27% para toda a carreira. O Governo do Estado, por sua vez, afirma que só poderá garantir o reajuste para os professores que recebem abaixo do piso nacional, atualmente fixado pelo Ministério da Educação em R$ 4.867,77.

Este ano, o reajuste do piso salarial do magistério foi estabelecido em 6,27%, conforme definido pelo MEC. A Lei Complementar 322/2006, que se aplica exclusivamente no Rio Grande do Norte, determina que esse reajuste seja estendido a toda a carreira dos professores, incluindo aposentados e pensionistas, o que é uma exigência estadual, não federal.

Enquanto o Ministério da Educação reajusta anualmente apenas o piso nacional, válido para o nível inicial da carreira, a legislação do RN obriga o aumento para todos os profissionais da educação. A governadora Fátima Bezerra (PT) sempre defendeu o cumprimento da lei, mas, pela primeira vez, o Estado não poderá garantir o reajuste para toda a categoria. Isso ocorre devido a uma decisão judicial do ano passado, que suspendeu o pagamento dos reajustes de 2023, a pedido do Ministério Público.

 

 

Fonte: Agora RN

Compartilhe nas rede sociais

Mais notícias

Currais Novos na rota do Rally 1500: competição acontecerá de 07 à 12 de abril entre PE, PB e RN

Trump anuncia tarifa de 10% para os produtos do Brasil

Cidade de Caicó amanhece encoberta por névoa; saiba o motivo

Cosern pede renovação de concessão para distribuição de energia por mais 30 anos

Após PGR se manifestar, Moraes nega pedido sobre prisão preventiva de Jair Bolsonaro

Olá, como podemos te ajudar?