As melhores rádios: FM 102.7 FM 95.9 FM 90.9 AM 1470

Sistema Rural de Comunicação

Rádios
do Grupo

Lei que facilita investimentos na Via Costeira é promulgada

Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte promulgou, na última segunda-feira 17, a Lei nº 12.079/2025, que altera a legislação vigente sobre o “Projeto Parque das Dunas/Via Costeira” e adapta as normas ao atual Plano Diretor de Natal. A nova lei estabelece regras mais rigorosas para o uso das áreas concedidas, fixa prazos para o início das construções e garante a implantação de acessos públicos à praia.

O projeto, de iniciativa do deputado Luiz Eduardo (Solidariedade), foi promulgada pelo presidente Ezequiel Ferreira (PSDB). “A medida busca promover o desenvolvimento sustentável da região, permitindo a implantação de novos empreendimentos que estimulem o turismo e a economia local. A aprovação permitirá a chegada de novos investimentos à Via Costeira, gerando emprego e renda para o RN. Com essas mudanças, espera-se uma maior integração entre as políticas urbanas e ambientais, assegurando a preservação dos recursos naturais e o crescimento ordenado da capital”, disse o parlamentar.

Com a mudança, os titulares de concessões de terrenos na Via Costeira terão um prazo de 12 meses para apresentar os projetos de construção aos órgãos licenciadores e outros 12 meses para dar início às obras, contados a partir da aprovação do licenciamento. Os empreendimentos deverão entrar em funcionamento em até 36 meses. O descumprimento desses prazos pode resultar na reversão da área ao patrimônio do RN.

A lei também determina que todas as novas construções na Via Costeira contemplem acessos públicos à praia, em conformidade com o Plano Nacional de Gerenciamento Costeiro e o Plano Diretor de Natal. Essa medida visa garantir a livre circulação de pessoas na região, historicamente ocupada por empreendimentos turísticos.

Outro ponto da legislação é a possibilidade de oneração das áreas concedidas por meio de garantia real junto a instituições financeiras. No entanto, essa operação deverá ser precedida da comprovação de viabilidade econômica do projeto e os recursos obtidos estarão vinculados à construção e à aquisição de equipamentos necessários para o empreendimento.

A nova legislação busca assegurar o cumprimento das diretrizes do Plano Diretor e evitar a ociosidade das áreas destinadas ao turismo na Via Costeira. Conforme o presidente da Assembleia, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB), as alterações promovem um equilíbrio entre o desenvolvimento econômico e a preservação ambiental, garantindo maior controle sobre os projetos implementados na região.

 

 

Fonte: Agora RN

Compartilhe nas rede sociais

Mais notícias

Brasil terá nova onda de calor neste final de semana

Mega show de Lady Gaga em Copacabana está oficialmente confirmado

Mulher condenada por tráfico interestadual de drogas é presa em Parnamirim

Justiça suspende imediatamente processo seletivo para educação em Ceará-Mirim

MPRN recomenda anulação de processo seletivo para profissionais de saúde em Apodi

Olá, como podemos te ajudar?