As melhores rádios: FM 102.7 FM 95.9 FM 90.9 AM 1470

Sistema Rural de Comunicação

Rádios
do Grupo

Unidades socioeducativas do RN iniciam projetos de profissionalização

Seis unidades da Fundação de Atendimento Socioeducativo do Rio Grande do Norte – Fundase/RN estão executando projetos de profissionalização e letramento digital em que utilizam computadores doados pela Secretaria de Educação – Seec/RN. A sistematização das atividades se deu a partir de solicitação da Gerência de Articulação Interinstitucional (GAI), que distribui os 30 notebooks de forma temporária e itinerante entre as dez unidades do estado, de acordo com a necessidade.

Os projetos envolvem analistas, técnicos e agentes socioeducativos das unidades. Já executam as propostas em Mossoró, Casep Oeste e Case Mossoró; e, na Região Metropolitana de Natal, Case Pitimbu, Casemi Nazaré, Casef Padre João Maria e Casemi Santa Catarina.

Os servidores iniciaram os trabalhos com sondagem de interesses dos socioeducandos, seguida de busca por cursos alinhados à vontade e à necessidade deles. Alguns cursos foram concluídos, enquanto outros estão em andamento. Vinte e cinco adolescentes já foram certificados. Ao todo, 52 estão matriculados.

Os cursos oferecidos são: Como Estudar à Distância; Introdução à Informática; Informática para o Trabalho; Oratória e Filosofia; Barbeiro Profissional; Eletricista; Mecânico; Encanador; Atendente; Noções de Prevenção e Combate a Incêndios; Alimentos e Hotelaria; Segurança no Processo de Recarga de Veículos Elétricos; Cuidados Básicos para a Higienização de Veículos Elétricos.

“Aprendi muita coisa que não sabia. Aprendi a mexer em computador e a cortar cabelo. Com esses cursos eu vou conseguir um emprego e, se Deus quiser, sustentar minha família”, disse um dos adolescentes participantes.

“Pela forma como foi apresentado o mercado de trabalho, surgiu um interesse maior pelo trabalho. Eu aprendi o que cada profissão faz e os seus efeitos na sociedade, como cada um pode ajudar as outras pessoas profissionalmente”, disse outro estudante, comentando que ficou entusiasmado com orientações para produção de currículo, porque pretende procurar emprego assim que possível.

Agora RN

Compartilhe nas rede sociais

Mais notícias

Começa em Brasília seleção para serviço militar feminino inédito

ABRAPE pede transparência nos dados da Receita Federal e cumprimento das formalidades do PERSE

Indústria cai 0,1% em fevereiro e soma 5 meses sem crescimento

Estudantes nascidos em maio e junho recebem 1ª parcela do Pé-de-Meia

Brasil recupera 25 fósseis de insetos que seriam vendidos no exterior

Olá, como podemos te ajudar?