As melhores rádios: FM 102.7 FM 95.9 FM 90.9 AM 1470

Sistema Rural de Comunicação

Rádios
do Grupo

Banco é condenado por abusividade e falta de clareza em contrato de cartão de crédito em Mossoró

A 2ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) condenou uma instituição financeira envolvida em práticas abusivas na contratação de cartões de crédito consignado. A empresa foi obrigada a pagar uma indenização por danos morais coletivos. A decisão foi divulgada nesta quarta-feira (26) na 2ª Vara Cível de Mossoró.

O tribunal determinou que a empresa se abstivesse de oferecer contratos de cartão de crédito consignado sem informações claras e compreensíveis sobre o produto, distinguindo-o do empréstimo consignado. Além disso, os contratos deveriam ser elaborados conforme as regras do Conselho Monetário Nacional e da Federação Brasileira dos Bancos.

O valor da indenização foi fixado em R$ 30 mil, considerando a gravidade da conduta e sua repercussão coletiva. A decisão também teve uma função pedagógica e punitiva.

A financeira tentou argumentar que o Ministério Público não tinha legitimidade para atuar no caso. Segundo a defesa, não havia interesse processual e não havia prática abusiva. Contudo, o TJRN rejeitou esses argumentos, afirmando que o Ministério Público tinha legitimidade para defender os direitos dos consumidores. Além disso, o tribunal entendeu que a produção de novas provas não era necessária, pois os documentos presentes no processo eram suficientes para embasar a decisão.

A falta de clareza em contratos pode configurar uma violação do Código de Defesa do Consumidor (CDC). O código estabelece que o fornecedor deve informar o consumidor de forma clara, precisa e ostensiva sobre as características do produto ou serviço.

Tribuna do Norte

Compartilhe nas rede sociais

Mais notícias

Aliado de Fátima Bezerra, George Soares vai julgar as contas do Governo do RN no TCE

Saúde do RN busca recompor a receita e controlar despesas

Dermatologistas fazem alerta sobre os efeitos do Ozempic na pele

Vereadora de Caicó sugere barreiras contra motocicletas em feira livre

Deputado articula debate sobre Hospital Universitário em Caicó

Olá, como podemos te ajudar?