As melhores rádios: FM 102.7 FM 95.9 FM 90.9 AM 1470

Sistema Rural de Comunicação

Rádios
do Grupo

ALRN intensifica ações em prol das mulheres durante o Mês da Mulher

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN) reforçou seu compromisso com os direitos femininos ao longo do Mês da Mulher, promovendo iniciativas que vão desde a aprovação de projetos de lei até serviços diretos à população. Com destaque para a Procuradoria da Mulher e a atuação das parlamentares, o Legislativo potiguar buscou ampliar a representatividade e a proteção das mulheres no estado.

No campo legislativo, a Comissão de Constituição, Justiça e Redação aprovou quatro projetos de lei voltados às mulheres em reunião nesta terça-feira 25. Entre eles, a instituição da Campanha Estadual dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres e Meninas no RN, proposta pela deputada Divaneide Basílio (PT), e a criação de diretrizes para o combate à violência contra a mulher no ambiente universitário, de autoria da deputada Terezinha Maia (PL).

A parlamentar também teve aprovada uma política de atenção à saúde reprodutiva da mulher soropositiva e prevenção da transmissão vertical do HIV no Estado. Já a deputada Cristiane Dantas (SDD) conquistou a aprovação da Política Estadual de Conscientização e Atenção Integral à Saúde das Mulheres no Climatério e na Menopausa.

A atenção à saúde também esteve em pauta na Comissão de Saúde da ALRN, que aprovou medidas como a regulação de testes de aptidão física para gestantes em concursos públicos, de autoria da deputada Cristiane Dantas, e o apoio às mulheres diagnosticadas com câncer durante a gravidez, proposta pela deputada Terezinha Maia.

Na área de saúde materna, o deputado Dr. Kerginaldo (PL) apresentou proposta que obriga a orientação sobre a Manobra de Heimlich (desengasgo) durante o pré-natal. Já o deputado Ubaldo Fernandes (PSDB) propôs a criação da Campanha Estadual de Apoio à Mulher Mastectomizada, voltada à reabilitação de pacientes que passaram por mastectomia.

Além disso, a Assembleia realizou, junto à Procuradoria da Mulher, uma ampla campanha de atendimento gratuito na Praça 7 de Setembro, em Natal, oferecendo exames de mamografia, assistência jurídica e psicológica, além de serviços de saúde e bem-estar. Entre os dias 10 e 13 de março, em parceria com o Grupo Reviver, os exames gratuitos de mamografia garantiram acesso a um dos principais métodos de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.

Além da atenção à saúde, a programação contou com assistência jurídica e psicológica oferecida pela Procuradoria da Mulher, atendendo vítimas de violência e fornecendo informações sobre direitos e mecanismos de proteção. Os serviços foram ampliados com atendimentos voltados para a autoestima das mulheres, como cortes de cabelo, design de sobrancelhas, esmaltação de unhas e maquiagem, viabilizados por meio de uma parceria com o Senac.

Na área educacional, um dos destaques foi o projeto de Terezinha Maia (PL), que propõe um programa de conscientização sobre violência contra a mulher desde a primeira infância, enfatizando a importância de educar crianças sobre respeito e igualdade.

O Mês da Mulher teve uma sessão solene que homenageou 23 mulheres potiguares de diversas áreas, destacando o protagonismo feminino e reforçando a importância da igualdade de gênero. O presidente da Casa, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB), lembrou o pioneirismo do estado na valorização da mulher, citando figuras como Alzira Soriano e Nísia Floresta. “Cada conquista feminina é um passo coletivo rumo a um mundo mais justo”, declarou.

Interiorização da ProMulher fortalece rede de proteção às mulheres do RN

A Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ProMulher) avança no processo de interiorização e ampliação dos serviços voltados à defesa dos direitos femininos no estado. Com o apoio da ALRN, diversos municípios têm buscado estruturar suas próprias Procuradorias da Mulher, garantindo atendimento jurídico, social e psicológico para vítimas de violência e promovendo políticas públicas de proteção e acolhimento.

Goianinha é um dos municípios que está na fase de implantação da sua Procuradoria da Mulher. A prefeita Nira Galvão se reuniu com a deputada Cristiane Dantas, Procuradora Especial da Mulher da ALRN, para alinhar estratégias e receber orientações sobre a implementação do órgão. “É gratificante ver lideranças comprometidas com a causa feminina. Esse é um passo essencial para garantir os direitos das mulheres em cada cidade”, destacou Cristiane Dantas.

A expansão da ProMulher também se fortalece em Arez e Várzea. O presidente da Câmara Municipal de Arez, vereador Eclécio Fernandes, junto com outros parlamentares, esteve na ALRN para conhecer o funcionamento da Procuradoria. A vereadora Jura Santana, que assumirá a Procuradoria no município, enfatizou a necessidade de levar assistência às mulheres, especialmente nas áreas rurais, onde a falta de informação dificulta as denúncias de violência.

Em Várzea, a vereadora Mayara Ferreira também se mobilizou para implementar a Procuradoria no município. “Sempre tive essa pauta como prioridade. Agora, com o modelo da Assembleia, podemos levar esse serviço essencial para nossa cidade”, afirmou a parlamentar, que vê na interiorização uma oportunidade de ampliar a rede de proteção às mulheres no interior do estado.

A demanda pela criação de Procuradorias da Mulher tem crescido, e a ProMulher da ALRN tem sido referência nesse processo. Municípios como Extremoz e Sítio Novo também enviaram representantes para conhecer melhor o funcionamento do órgão e estudar sua implementação local. Segundo Sâmya Bastos, coordenadora da ProMulher, essa expansão é fundamental para garantir que mais mulheres tenham acesso a serviços de apoio e orientação. “Nosso objetivo é interiorizar cada vez mais esses atendimentos, permitindo que cada Câmara Municipal seja um ponto de acolhimento e defesa dos direitos das mulheres”, ressaltou.

O fortalecimento da rede de proteção também passa por iniciativas como a criação de Salas Lilás, espaços específicos dentro das delegacias para acolher vítimas de violência. Em Goianinha, a Polícia Civil já garantiu a implantação da sala, demonstrando o compromisso com a segurança e assistência às mulheres.

A deputada Cristiane Dantas reforçou que a ALRN seguirá apoiando os municípios na estruturação de suas Procuradorias da Mulher. Nessa semana, as deputadas Cristiane e Terezinha estiveram presentes no V Encontro Nacional de Procuradoras da Mulher do Legislativo, evento que é uma oportunidade para compartilhar experiências, discutir desafios e traçar estratégias que visem à promoção dos direitos das mulheres em todo o Brasil.

 

Fonte: Agora RN

Compartilhe nas rede sociais

Mais notícias

RN reduz em 28,2% e 12,8% crimes de roubos e furtos de celulares

Huol-UFRN recruta voluntários para estudo de novo medicamento contra depressão

RN pretende contratar mais 1,5 mil câmeras corporais para segurança pública

Coronel Araújo compara sensação de insegurança no RN com Israel: “Um lugar de paz, mas qualquer movimento diferente torna inseguro”

Nova Indústria Brasil recebe R$ 9,5 bilhões em crédito do Banco do Nordeste

Olá, como podemos te ajudar?