As melhores rádios: FM 102.7 FM 95.9 FM 90.9 AM 1470

Sistema Rural de Comunicação

Rádios
do Grupo

RN pretende contratar mais 1,5 mil câmeras corporais para segurança pública

O Rio Grande do Norte aderiu ao programa nacional de câmeras corporais para agentes de segurança, com a aquisição inicial de quase 800 dispositivos para a Polícia Militar. O secretário estadual de Segurança Pública, coronel Francisco Araújo, anunciou ainda a intenção de contratar mais 1,5 mil câmeras para a Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep-RN).

“Desde o início, a governadora Fátima Bezerra disse que era importante aderirmos ao programa. Nós fomos o primeiro estado do Brasil a participar do edital nacional e sermos selecionados”, afirmou Araújo. O investimento de R$ 11,4 milhões, oriundo do Fundo Nacional de Segurança Pública, cobrirá um contrato de locação por 24 meses, incluindo manutenção e armazenamento de imagens em nuvem.

As quase 800 câmeras iniciais serão distribuídas para Natal e municípios da região metropolitana com mais de 100 mil habitantes, como Parnamirim, São Gonçalo do Amarante e Macaíba. “Além das unidades da PM, o Instituto de Perícia poderá usá-las em locais de crime, os bombeiros em ocorrências e a Polícia Civil em operações”, explicou o secretário.

Os dispositivos permitirão monitoramento em tempo real pelo Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP) e terão registros acessíveis para investigações. “O agente não poderá desligar a câmera durante a operação. Se fizer isso, o sistema acusará”, detalhou Araújo. Segundo ele, diferentes modelos serão adotados, com gravação contínua ou acionada conforme a necessidade da ação policial.

A locação foi escolhida para garantir substituição imediata em caso de falha e evitar custos com infraestrutura. “Se quebrasse uma câmera, teríamos que arcar com a manutenção. Assim, como um carro locado, a troca é imediata”, disse Araújo. O sistema seguirá o modelo do GPS das viaturas policiais, registrando a localização e os movimentos das equipes de patrulha.

 

Fonte: Agora RN

Compartilhe nas rede sociais

Mais notícias

Aliado de Fátima Bezerra, George Soares vai julgar as contas do Governo do RN no TCE

Saúde do RN busca recompor a receita e controlar despesas

Dermatologistas fazem alerta sobre os efeitos do Ozempic na pele

Vereadora de Caicó sugere barreiras contra motocicletas em feira livre

Deputado articula debate sobre Hospital Universitário em Caicó

Olá, como podemos te ajudar?