As melhores rádios: FM 102.7 FM 95.9 FM 90.9 AM 1470

Sistema Rural de Comunicação

Rádios
do Grupo

Sem acordo com Governo, auditores e fiscais de vigilância do RN mantêm greve

A greve dos auditores hospitalares e fiscais de vigilância sanitária do Rio Grande do Norte chegou na terceira semana nessa segunda-feira (7) sem previsão de encerramento. De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Saúde do Estado (Sindsaúde/RN), já foram realizadas duas reuniões junto ao Governo, mas não ocorreram avanços. A categoria reivindica a recomposição da Gratificação de Estímulo à Auditoria e Fiscalização (Grafis), criada em 2001 e que nunca recebeu reajuste nesses 24 anos, e a reimplantação da Produtividade.

A coordenadora do Sindsaúde/RN, Rosália Fernandes, esclarece que a única alternativa apresentada pela Secretaria de Administração do Estado (Sead/RN) foi a de revisar a lei que retirou a Produtividade em janeiro deste ano, após os servidores encerrarem a greve. Dessa forma, o benefício voltaria a ser assegurado. A representante do Sindicato adverte, contudo, que não foram apresentadas quaisquer propostas para recompor o Grafis. A reunião com a Sead/RN, na presença do secretário Pedro Lopes, ocorreu no último dia 26 de março.

O Sindsaúde/RN ressalta que a greve afeta diretamente a prestação de serviços essenciais no Estado. É o caso, por exemplo, dos serviços de oncologia, hemodiálise e cardiologia que em breve serão impactados pela falta do pagamento dos procedimentos. “Isso porque o pagamento dos procedimentos aos serviços de saúde que prestam assistência suplementar ao SUS só acontecem após a auditoria hospitalar emitir o relatório final”, aponta o Sindsaúde/RN.

Aliado a isso, os auditores hospitalares auxiliam no processo de arrecadação do hospital ao identificar e corrigir falhas no faturamento, o que pode aumentar as receitas. “Assim como os auditores da fazenda, arrecadam recursos do estado”, destaca Rosália Fernandes.

A Tribuna do Norte entrou em contato com a Secretaria de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap/RN) para saber se a pasta planeja uma nova proposta para a categoria, além da possibilidade de recomposição da Grafis, e aguarda retorno.

 

Fonte: Tribuna do Norte
Acompanhe as notícias do dia! Entre na comunidade da Rádio Rural 102 FM no WhatsApp e mantenha-se sempre informado. -> (Clique Aqui)

Compartilhe nas rede sociais

Mais notícias

Bolsonaro pretende retornar ao RN quando receber alta médica

Rio Grande do Norte entra em alerta por aumento de casos de síndrome respiratória grave

Assembleia do RN se torna referência nacional em inovação legislativa com sistemas próprios

Campanha de vacinação em escolas públicas atende mais de 500 mil alunos no RN

Mais de 70% dos investimentos do Novo PAC no RN já foram executados

Olá, como podemos te ajudar?