As melhores rádios: FM 102.7 FM 95.9 FM 90.9 AM 1470

Sistema Rural de Comunicação

Rádios
do Grupo

Audiência pública na ALRN vai debater experiências de mães atípicas

Por iniciativa da deputada Divaneide Basílio (PT), a Assembleia Legislativa promove nesta quinta-feira (10), as 14h, uma audiência pública para discutir a temática “A Experiência das Mães Atípicas: A Importância da Inclusão e Apoio”. O debate objetiva sensibilizar a sociedade sobre a relevância do tema, promovendo a inclusão social dessas mães e o debate sobre suas experiências, além de contribuir para a conscientização acerca das mudanças estruturais necessárias.

Em justificativa apresentada à Casa Legislativa, a deputada Divaneide Basílio ressalta a importância de debater a maternidade atípica, definida como a experiência de mães cujos filhos apresentam limitações decorrentes de condições específicas, como deficiências. Segundo a parlamentar, “é fundamental que a Assembleia Legislativa promova um debate aprofundado sobre as dificuldades enfrentadas por estas mães, buscando soluções e ações que garantam seus direitos e a inclusão de seus filhos”.

A deputada destaca que as mulheres que vivenciam a maternidade atípica “enfrentam desafios consideráveis”, sendo obrigadas a atuar de maneira mais intensa e proativa no acompanhamento do desenvolvimento de seus filhos. A intensa demanda de cuidados especiais impõe a essas mães uma sobrecarga emocional e física significativa. Em especial, mães de crianças com deficiência, como aquelas com filhos diagnosticados com autismo, carregam o peso de uma grande responsabilidade, não apenas pela saúde física e mental de seus filhos, mas também pela necessidade de reinventar a educação e os cuidados.

Ainda segundo a justificativa, essa realidade exige uma reavaliação constante das expectativas em relação ao futuro dos filhos e, muitas vezes, das próprias trajetórias pessoais e profissionais dessas mães. Esse cenário pode levar a perdas significativas no campo social, afetivo e, especialmente, profissional, com muitas mães renunciando à vida profissional, social e até mesmo a vínculos afetivos em função dos cuidados maternos.

Diante desses desafios, a parlamentar aponta um crescente movimento de união entre mães atípicas, com a formação de associações e projetos de apoio. “A iniciativa busca fomentar ações que promovam um estado mais justo, inclusivo e igualitário”, justifica a deputada.

Proposta
Divaneide Basílio é também a propositora do Projeto de Lei para instituir, no âmbito do Estado, o “Selo Empresa Amiga das Mães Atípicas”, que busca reconhecer a responsabilidade social das empresas privadas que estabelecerem ações de proteção e apoio às mulheres que têm filhos com deficiência, transtorno, doença ou síndrome rara que exige cuidado especial. A matéria tramita nas Comissões Temáticas da Casa.

 

Fonte: Blog Marcos Dantas

Compartilhe nas rede sociais

Mais notícias

Bolsonaro pretende retornar ao RN quando receber alta médica

Rio Grande do Norte entra em alerta por aumento de casos de síndrome respiratória grave

Assembleia do RN se torna referência nacional em inovação legislativa com sistemas próprios

Campanha de vacinação em escolas públicas atende mais de 500 mil alunos no RN

Mais de 70% dos investimentos do Novo PAC no RN já foram executados

Olá, como podemos te ajudar?