As melhores rádios: FM 102.7 FM 95.9 FM 90.9 AM 1470

Sistema Rural de Comunicação

Rádios
do Grupo

Creches têm mais crianças negras do que brancas pela 1ª vez

Pela primeira vez na história, a porcentagem de crianças negras matriculadas em creches brasileiras superou a de crianças brancas. Dados do Censo Escolar 2024, divulgados nesta quarta-feira (9) pelo Ministério da Educação (MEC), revelam que 40,2% das crianças em creches são negras, enquanto 38,3% são brancas. Em 2023, esses números eram 34,7% e 35,1%, respectivamente.

O aumento é ainda mais expressivo nas creches públicas, onde a presença de crianças negras passou de 38% para 45%. Mariana Luz, diretora executiva da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, destacou a relevância desses dados, apontando que, embora significativos, ainda não são suficientes para corrigir desigualdades históricas.

“É a primeira vez que há um aumento do número de crianças negras na série histórica. Também é a primeira vez que o número de crianças negras ultrapassa o de brancas na creche”, afirmou Mariana.

Ela ressaltou a necessidade de políticas de busca ativa para garantir que crianças negras, frequentemente em situação de vulnerabilidade, tenham acesso à educação infantil. Atualmente, 66% das crianças estão matriculadas em creches públicas.

Mariana enfatizou a importância da educação infantil no desenvolvimento das crianças, especialmente nos primeiros anos de vida, quando o cérebro está em pleno desenvolvimento. “Quando a criança recebe uma educação de qualidade na educação infantil, ela tem o maior potencial de ter uma jornada educacional ao longo de toda a sua vida, na qual vai aprender até três vezes mais”, explicou.

Além dos benefícios cognitivos e socioemocionais, a educação infantil de qualidade também impacta positivamente a inserção futura no mercado de trabalho. Mariana concluiu destacando a urgência em priorizar o acesso à educação infantil como forma de promover equidade e desenvolvimento social.

Compartilhe nas rede sociais

Mais notícias

Bolsonaro pretende retornar ao RN quando receber alta médica

Rio Grande do Norte entra em alerta por aumento de casos de síndrome respiratória grave

Assembleia do RN se torna referência nacional em inovação legislativa com sistemas próprios

Campanha de vacinação em escolas públicas atende mais de 500 mil alunos no RN

Mais de 70% dos investimentos do Novo PAC no RN já foram executados

Olá, como podemos te ajudar?