As melhores rádios: FM 102.7 FM 95.9 FM 90.9 AM 1470

Sistema Rural de Comunicação

Rádios
do Grupo

RN inicia recuperação de 28 barragens com R$ 18,2 milhões até 2026

Governo do RN está recuperando 28 barragens e açudes, com investimentos de R$ 18,2 milhões até 2026. O projeto, em execução pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), já atua em sete reservatórios, incluindo o Boqueirão de Parelhas, que opera com apenas 18% de sua capacidade (85 milhões m³). As informações foram confirmadas pelo líder do Governo na Assembleia Legislativa do RN, deputado estadual Francisco do PT, nesta quinta-feira 10.

“Este é o primeiro programa desta magnitude em décadas no RN, e não por acaso – somos um estado semiárido que sofre historicamente com estiagens. Se não fizermos a manutenção hidromecânica agora, essas barragens vão virar poeira”, afirmou. Ele frisou que as equipes da Semarh, Defesa Civil e Instituto de Gestão das Águas do Estado (Igarn) inspecionaram os 28 reservatórios antes das intervenções.

Entre os prioritários estão o Boqueirão de Angicos (Afonso Bezerra), Calabouço (Passa e Fica) e Orós da Melancia (Fernando Pedroza). Além dele, integram esta etapa do programa os seguintes açudes: Carnaúba (São João do Sabugi), Rodeador (Umarizal), Passagem (Rodolfo Fernandes) e Tourão (Patu).

“Agora temos um trabalho planejado que se estenderá até o primeiro semestre de 2026. Sem dúvida, é um grande avanço para as famílias da zona rural, que passam a ter mais segurança para viver e trabalhar em suas comunidades”, explicou Francisco. E completou: “A Barragem de Tourão, em Patu, estava abandonada há anos. Quem depende dela sabe o risco que era”.

O programa também inclui açudes já recuperados, como Lucrécia (com recursos do Banco Mundial) e Passagem das Traíras (obra concluída em 2024). O cronograma prevê conclusão das obras até o primeiro semestre de 2026. “Quem vive no semiárido não pode depender de sorte. Ou fazemos isso agora, ou o prejuízo será irreversível”.

 

Fonte: Agora RN

Compartilhe nas rede sociais

Mais notícias

Curso Cultura Adaptágil do Senac RN é top 3 nacional

Após denúncias de assédio, Ouvidoria da UFRN explica que segurança é patrimonial e atua em apoio à polícia

Mais de 80% dos potiguares dependem somente do SUS para assistência médica

Operação da PF combate abuso sexual infantojuvenil no RN

Governo retoma bônus de produtividade para reduzir filas do INSS

Olá, como podemos te ajudar?