As melhores rádios: FM 102.7 FM 95.9 FM 90.9 AM 1470

Sistema Rural de Comunicação

Rádios
do Grupo

Brasil registra queda de 70% em áreas queimadas no primeiro trimestre de 2025

Nos três primeiros meses de 2025, o Brasil registrou 912,9 mil hectares atingidos por queimadas, uma redução de 70% em comparação com o mesmo período de 2024, quando foram queimados cerca de 2,1 milhões de hectares.

Do total de área destruída pelo fogo neste ano, 78% corresponde a vegetação nativa. Dentro desse percentual, 43% são formações campestres — áreas cobertas por vegetação rasteira, como campos naturais.

Roraima liderou o ranking de estados com maior área queimada no primeiro trimestre, com 415,7 mil hectares atingidos. Em seguida aparecem o Pará, com 208,6 mil hectares, e o Maranhão, com 123,8 mil hectares. No recorte por municípios, Pacaraima e Normandia, ambos em Roraima, foram os mais afetados, com 121,5 mil e 119,1 mil hectares queimados, respectivamente.

De acordo com Felipe Martenexen, pesquisador do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam), a liderança de Roraima nos índices de queimadas está relacionada ao período de seca que o estado enfrenta no início do ano. “Os dados do primeiro trimestre de 2025 refletem essa sazonalidade climática, com Roraima despontando como o principal foco de fogo no país”, explica.

As informações foram divulgadas nesta quarta-feira (16) pelo Monitor do Fogo, uma ferramenta desenvolvida pelo MapBiomas que utiliza imagens de satélite para mapear cicatrizes de queimadas em todo o território nacional.

Compartilhe nas rede sociais

Mais notícias

Bolsonaro pretende retornar ao RN quando receber alta médica

Rio Grande do Norte entra em alerta por aumento de casos de síndrome respiratória grave

Assembleia do RN se torna referência nacional em inovação legislativa com sistemas próprios

Campanha de vacinação em escolas públicas atende mais de 500 mil alunos no RN

Mais de 70% dos investimentos do Novo PAC no RN já foram executados

Olá, como podemos te ajudar?