O curso “Cultura AdaptÁgil” desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial no Rio Grande do Norte (Senac-RN) para capacitar colaboradores e integrar diversos setores, com foco em Inteligência Artificial, foi premiado com a 3ª posição na categoria Acelera, na 2ª edição do Programa de Reconhecimento do Senac Nacional. A cerimônia de premiação ocorreu nesta terça-feira (15), no Rio de Janeiro.
“Essa categoria tem por função premiar as melhores iniciativas no sentido do atendimento do Senac ao mundo empresarial, a trazer soluções que sirvam aos segmentos do comércio de bens, serviços e turismo”, disse o diretor do Senac RN, Raniery Pimenta. “Essa premiação é muito relevante, visto que o Rio Grande do Norte não é um dos maiores estados do país, mas a gente vem mostrando, já pelo segundo ano consecutivo, recebendo premiações nacionais nesse prêmio de reconhecimento”, destacou.
Coordenadora de educação corporativa do Senac-RN, Jéssica Santos explicou que o principal diferencial do Cultura-AdaptÁgil foi o desenvolvimento de uma solução totalmente personalizada, pensada a partir das necessidades reais do cliente. “Unimos uma metodologia prática e imersiva com as principais tendências do mercado, focando na experiência de aprendizagem e na preparação das equipes para os desafios de um ambiente em constante transformação. Ao conectar teoria e prática de forma contextualizada, conseguimos tornar o processo de aprendizagem mais significativo, relevante e alinhado à cultura e aos objetivos estratégicos da organização”, exemplificou.
Ele avalia que essa trajetória denota a vanguarda, tanto do Senac como da Tribuna. “Isso mostra que a gente tem espaço para contribuir significativamente no estado, para o desenvolvimento das empresas, na educação para o trabalho dos colaboradores dessas empresas. Eu acho que denota a vanguarda, tanto do Senac como da Tribuna, nessa iniciativa conjunta que contribui para o Rio Grande do Norte”, complementou.
Ela ressaltou que o reconhecimento de ter ficado em primeiro lugar no Norte-Nordeste “representa um marco significativo para todos nós”. “Estar entre os três melhores do Brasil e liderar o ranking no Norte-Nordeste reforça nosso compromisso com a excelência na educação profissional e comprova a qualidade do trabalho que temos desenvolvido. É uma conquista que nos enche de orgulho e que evidencia o impacto positivo da nossa atuação, projetando o Senac-RN como uma referência regional e nacional”, frisou.
Aplicado com os colaboradores do Sistema Tribuna de Comunicação, o projeto Cultura Adaptágil foi promovido durante quatro meses no ano passado e teve como objetivo estratégico preparar a equipe para um cenário constantes mudanças, promovendo inovação, adaptabilidade e práticas que sustentem a transformação organizacional. Ao todo, foram 76 horas de imersão em várias áreas e etapas do conhecimento e inovação. As atividades envolveram colaboradores da redação do jornal Tribuna do Norte e TN Online e rádio Jovem Pan News Natal, além dos setores de marketing, comercial, recursos humanos, entre outros. Foi estimulado durante as aulas o desenvolvimento contínuo e o incentivo a uma cultura de aprendizado constante, contribuindo para aperfeiçoamento das habilidades dos profissionais.
O Senac RN faz parte do Sistema Fecomércio RN, que ainda integra o Sesc. O reconhecimento na premiação é retrato de empenho e dedicação, de acordo com o presidente da entidade potiguar, Marcelo Queiroz. “A gente tem feito um trabalho de incentivo à pesquisa, de incentivo à inovação. O Senac do Rio Grande do Norte tem se destacado em todas essas premiações que existe na CNC [Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo]”, destacou o presidente do Sistema Fecomércio.
“Isso mostra o empenho, a dedicação do Sistema Fecomércio, através do Senac, procurando sempre estar inovando, novas técnicas e o que há de melhor para levar para as empresas. Além de todo o trabalho que a gente faz direcionado aos comerciários, também procuramos estar atendendo o setor produtivo. Isso é mais um reconhecimento feito pelo departamento nacional, que mostra que nós estamos no caminho certo”, finalizou.
Fonte: Tribuna do Norte