As melhores rádios: FM 102.7 FM 95.9 FM 90.9 AM 1470

Sistema Rural de Comunicação

Rádios
do Grupo

Sessão solene na ALRN faz homenagem pelos 70 anos da APAE. Currais Novos foi homenageada

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) está completando 70 anos de existência em 2024. E, para marcar a data, a instituição foi homenageada na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte por meio de uma sessão solene. O evento foi realizado nesta sexta-feira (23), por proposição do deputado estadual Hermano Morais (PV) em conjunto com a deputada Divaneide Basílio (PT), e contou com representantes de 18 APAES que atuam no Estado.

A APAE foi fundada no Brasil em 1954 e é considerada uma das mais importantes organizações dedicadas a defesa dos direitos das pessoas com deficiência intelectual e múltipla. O objetivo da entidade inclui também o apoio às famílias, a inclusão social, promoção da educação, da saúde e a luta por uma sociedade mais inclusiva.

Na opinião do deputado, “a luta por justiça e igualdade, levando em consideração as particularidades e necessidades de cada indivíduo, é a força motriz alicerçada no propósito de garantir que todos tenham as mesmas oportunidades, fornecendo os recursos e os apoios necessários, promovendo, consequentemente, um resultado mais honesto para todos”. Para Hermano, “a igualdade é, de fato, um direito, mas somente por meio da justiça social, educação e respeito aos direitos humanos podemos mudar uma realidade cruel, preconceituosa e desumana que não deveria mais existir”.

Coordenador de eventos da APAE Brasil, William Ferreira agradeceu pela homenagem realizada na Assembleia Legislativa e ressaltou a importância do trabalho realizado por todas as Associações em atividade no Estado. “Parabéns a todos os que recebem assistência das APAES, porque são por vocês que realizamos nosso trabalho. Nesta Casa já teve muitas sessões solenes, mas esta é diferente, é amor, é educação, é o lado social”, disse. Já a presidente da Federação das APAES do RN, que falou em nome das homenageadas, Isabel Ferreira de Melo, enfatizou o trabalho que cada gestor tem feito em sua respectiva Associação.

Atualmente a APAE está presente em todos os estados do país, com mais de 2,2 mil unidades. São oferecidos diversos tipos de atendimento, como educação especializada para o desenvolvimento das habilidades cognitivas e sociais das pessoas com deficiência; saúde com os serviços de reabilitação como fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia e psicologia e Assistência social com Projetos que buscam a inclusão social, o acesso a políticas públicas e o fortalecimento das redes de apoio comunitárias.

Ismael Medeiros

Compartilhe nas rede sociais

Mais notícias

Rio Grande do Norte se destaca como pioneiro em políticas para negócios de impacto

STTU divulga locais de interdição para Meia Maratona do Sol neste fim de semana

Turista é presa por injúria racial em Ponta Negra, Zona Sul de Natal

Consultas médicas e internações caem de 2019 para 2023

Suspeitos de incêndio criminoso no Pantanal são alvo de operação da PF

Olá, como podemos te ajudar?