A Programação

Os programas que movimentaram as primeiras décadas da Rádio Rural foram, em grande parte, educativos. Isso porque um dos objetivos da Emissora foi, nesse primeiro momento, voltado para a educação e alfabetização dos seus ouvintes rurais com a incorporação da pedagogização do Movimento de Educação de Base. Na década de 1970 tem destaque o MEB, Cultura e Alegria que se apresentava o comentário do dia, o MEB no campo, MEB no lar, mensagem para a juventude, valores da comunidade, e o MEB informa. Elas também foram importantes na construção de uma identidade da Rádio porque transmitiram a politização, a evangelização e a educação para o ouvinte.

O Aprenda em sua casa foi outro programa transmitido pela rádio que trouxe valor inestimável para a saúde da mulher e do homem do campo. Ele que também foi ao ar na década de 1970, ministrou um curso intitulado Higiene e Saúde que poucos anos depois teve seu nome alterado para Educação Sanitária. Era falado, através do locutor, sobre temas como: desnutrição, vacinas, medidas de higiene no banho e na comida. Tudo isso com o objetivo de transmitir conhecimento para ser botado em prática no cotidiano popular. As falas do locutor radialista eram e são pontes para atravessar lugares de inercia até a construção do saber. Foi através delas que muitos sertanejos puderam adquirir conhecimento sobre suas próprias realidades, sobre seus trabalhos, sua vida, seu corpo e sua sociabilidade. O Setor de Escolarização responsável por instruir programas como o Aprenda em Sua Casa foi bastante rico nesse sentido. Em um dos programas que foi ao ar em 01/07/1976 o locutor diz

Neste programa Aprenda Em Sua Casa você aprende, você discute, você aumenta seus conhecimentos. E quando isso acontece, não fica só com a gente. Nós transmitimos aos outros o que aprendemos. Ao nosso vizinho, ao nosso amigo, aos nossos colegas, tudo isso através e uma boa conversa. (…) Hoje conversaremos um pouco sobre as medidas que devemos usar para combater as doenças. Existe vários meios de se evitar as doenças. E o meio mais fácil é através da vacina (isso para algumas doenças). (APRENDA EM SUA CASA. Resp.: Setor de escolarização – 01/07/1976).

Em destaque também está o programa Porque Hoje é Sábado que transmite valor cultural inestimável, além de democratizar a programação radiada, uma vez que é feita por pessoas “especiais” que estão empenhadas em mostrar conteúdos que transmitem, através de das suas falas, o desempenho de suas aptidões.  Esse e outros programas nos mostram a pluralidade que há nas ondas da emissão sonora e espalha, com sua linguagem simples e didática, valores e conhecimento no sertão do Seridó.

Outros programas muito importantes também contribuíram para a solidificação da memória dos mais antigos que sempre estavam atentos às programações, como por exemplo: o Clube do Guri mais destinado ao público infantil e A Mais Bela Voz, um dos programas que mais marcou a trajetória da Rádio Rural porque possibilitou que vários artistas fossem descobertos.