Mais Bela Voz

História e Memória da “Mais bela voz do sertão” realizado pela Rádio Rural

A Emissora de Educação Rural de Caicó surgiu, como autora de um dos programas mais criativos e importantes dentro do universo cultural da cidade de Caicó como também de parte do Seridó e algumas cidades do estado da Paraíba. Através da iniciativa dos seus colaboradores acontece na sua programação o concurso “A Mais bela voz”. Por volta do ano de 1969 o concurso entra no ar, concurso esse realizado pelas emissoras de educação rural das cidades de Natal, Mossoró e Caicó. O projeto não ganho a visibilidade esperada pelos seus organizadores no Seridó no ano de sua estreia, mas, através de uma iniciativa local no ano seguinte a execução do programa realizado através da Rádio Rural de Caicó, apresentou interesse da comunidade local. “No ano seguinte, porém, A Mais Bela Voz do Seridó ao ganhar um enfoque regional, constituiu-se experiência exitosa cultural e financeiramente para a Rádio Rural de Caicó” (MEDEIROS, 2008, p.166).

Era um momento de grande movimentação nas cidades onde acontecia o concurso. Os candidatos ao título da Mais bela Voz do Sertão realizavam sua inscrição e no dia e local agendado era acontecia primeiramente um ensaio, ensaio esse em alguns momentos considerados uma das etapas eliminatória do concurso. O concurso era esperado não só pelos calouros, mas também por toda a cidade que, após a escolha da Mais bela voz do Sertão, acontecia uma festa baile para celebrar o evento.

A expressividade de seu sucesso motivou a Rádio a constituir duas equipes que, simultaneamente, faziam acontecer A Mais Bela Voz em localidades diversas. A inclusão de municípios do sertão paraibano como partícipes do evento revela, a um só tempo, a extensa área geográfica coberta por essa Emissora e a aceitação de sua proposta artístico-cultural (MEDEIROS, 2008, p.167).

A Mais Bela Voz do Sertão foi um evento de grande importância não só para a região do Seridó, mas também por onde as ondas da Rádio Rural de Caicó conseguia chegar. O evento acontecia não só em área urbana, mas também nos espaços rurais do município.

A Mais Bela Voz, como ficou conhecido o concurso, não era simplesmente uma disputa de calouros. Através dele, a Emissora Rural trabalhou, mais uma vez, sua vocação educacional, pois contribuiu para a descoberta e promoção de talentos, alguns dos quais hoje, com repercussão nacional (SOUZA, 2013, p. 115).

Importante ressaltar que para alguns calouros que participaram do concurso, a música permanece em suas vidas profissionais até os dias atuais. A Rádio Rural de Caicó deixou seus rastros na história e memória dos participantes do concurso.

Cresceu a empatia entre a Rádio Rural e os diversos municípios em que realizava a Mais Bela Voz haja vista que, além do show desenvolvido ao vivo perante a comunidade local, este era ainda gravado para ser inserido na programação radiofônica e retransmitido na mesma semana para todo o sertão compreendendo cidade e campo. A audiência nos municípios sede do certame era total (MEDEIROS, 2008, p. 168).

A Rádio Rural de Caicó lançou através do concurso A Mais Bela Voz do Sertão, nomes que celebram e reconhecem a mudança que a Rádio Rural de Caicó fez em suas vidas.

 


Vídeos