A Agência Nacional de Vigilância Satitária (Anvisa) publicou no Diário Oficial da União, nesta quinta-feira (27), a suspensão das vendas do creme dental Clean Mint, produzido pela Colgate. A decisão é resultado de denúncias de usuários que alegam ter tido reações na boca após iniciar o uso do produto, que trocou de formulação recentemente.
A Anvisa informou oito notificações registradas, envolvendo 13 eventos distintos relacionados ao uso da pasta. Sintomas como inflamações na gengiva, feridas bucais e inchaços que limitam a alimentação foram as principais reclamações dos consumidores. A professora Patrícia Teixeira, do Serviço de Estomatologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), alerta para o que deve ser feito na identificação dos possíveis sintomas causados pelo creme dental.
“Recebi o relato de alguns pacientes que estavam fazendo uso do creme dental e estavam apresentando este tipo de reação. A orientação é que seja feita a suspensão do uso e que busque atendimento para que seja avaliado e tratado. É necessário uma avaliação para ver se realmente existe uma causa efeito relativo ao uso do creme dental, uma vez que outras doenças que afetam a boca podem ter uma apresentação clínica semelhante”, explica a estomatologista.
A medida da Anvisa é preventiva e valerá até conclusão de análises sobre os possíveis riscos da nova fórmula à saúde. Dependendo dos resultados, o órgão poderá determinar a suspensão definitiva da fabricação e venda.
Tribuna do Norte