Após mais de uma semana parado no Aeroporto de Natal, o avião que passou por uma forte turbulência na madrugada do dia 1º de julho retornou para Madri, na Espanha, de onde havia saído. Inicialmente, o voo UX045 da Air Europa deveria seguir até Montevidéu, no Uruguai.
Contudo, nunca chegou lá. A aeronave sofreu com uma forte turbulência quando sobrevoava o Oceano Atlântico e precisou desviar a rota para o aeroporto da capital potiguar. O Boeing 787-9 Dreamliner transportava 325 passageiros.
Pelo menos 40 deles sofreram ferimentos e precisaram ser atendidos em hospitais de Natal. Até a manhã desta terça-feira (09), pelo menos quatro ainda estavam internados em uma unidade privada da capital potiguar. Todos acompanhados por familiares e sem risco de morte. Durante a turbulência, alguns passageiros foram arremessados para o teto da aeronave. A cena foi registrada dentro do avião.
Após o pouso em Natal, dezenas de ambulâncias foram acionadas para o resgate. Os passageiros que estavam em condições de saúde foram transportados de ônibus para Recife, de onde embarcaram para Montevidéu, em um avião enviado de Madri especialmente para o transporte. Em nota, a Air Europa afirmou que o terminal pernambucano era mais adequado para atender a demanda.
Os vídeos gravados pelos próprios passageiros ainda mostram que a cabine sofreu várias avarias, incluindo uma poltrona que ficou destruída. Durante a semana passada, o avião passou por análises em pelo menos duas ocasiões.
Gláucia Lima