O roubo de cabos elétricos no RN tem se tornado um problema crescente, com um impacto alarmante na distribuição de energia e na segurança pública. A Neoenergia Cosern, distribuidora de energia do estado, relatou a perda de mais de 60 quilômetros de cabos somente em 2024, ocasionando um prejuízo de cerca de R$ 24 milhões. Esse crime não só afeta os fornecedores de energia, mas também prejudica diretamente a sociedade, com mais de 500 mil unidades consumidoras impactadas.
Osvaldo Tavares, superintendente da Neoenergia Cosern, alertou para o impacto do furto de cobre, que, segundo ele, é especialmente comum em áreas costeiras e salineiras do estado. “O cobre é o material mais visado pelos criminosos devido à sua concentração nessas regiões. Em parceria com as autoridades, temos repassado informações detalhadas e georreferenciadas sobre os locais dos furtos, para fortalecer a segurança e combater esse crime”, disse.
Em Natal, as ações criminosas afetam especialmente áreas da orla urbana, como a Praia do Meio, Ponta Negra, Via Costeira e a ponte Newton Navarro. O coronel Francisco Araújo, secretário de Segurança do Estado, diz que um dos desafios para combater esse tipo de crime é o fato de ser tratado como um delito de menor potencial ofensivo. “O criminoso é detido, mas, devido à legislação, é liberado rapidamente, o que gera uma angústia muito grande para os policiais”, afirmou. Para lidar com a situação, o estado tem realizado operações de fiscalização, como a Operação Sucata, que conta com a colaboração de diversas forças de segurança. “Em várias operações já fizemos apreensões e prisões, além de recuperar toneladas de materiais furtados”, completou Araújo.
No mês passado, em mais uma fase da Operação dois locais de armazenagem de fios subtraídos foram identificados na Vila de Ponta Negra e em Cidade da Esperança, onde três indivíduos foram detidos em flagrante e mais de 500 quilos de cabos de energia da rede pública de iluminação foram recuperados.
A situação foi discutida nesta sexta-feira (28) em audiência pública na Câmara Municipal de Natal e tem sido tratada com urgência por autoridades locais e especialistas do setor, que buscam soluções para combater a escalada desse crime. De acordo com o vereador Subtenente Eliabe Marques, propositor da audiência pública sobre o tema, as distribuidoras de energia no Brasil reportaram, em 2024, um prejuízo de R$ 26 milhões apenas com a substituição de cabos roubados. “O problema já causou 88.870 interrupções no fornecimento de energia em todo o país, refletindo um aumento alarmante de 55% no número de cabos furtados no RN, em comparação com o ano anterior”, afirmou Marques.
O secretário municipal de Serviços Urbanos, Felipe Alves, diz que desde o início da gestão, têm realizado ações estratégicas em parceria com a Secretaria de Segurança, resultando em apreensões e prisões. Além disso, reforça a importância da participação da população na denúncia desses crimes. “Estimamos que, somente neste ano, cerca de 16 mil metros de cabos foram furtados em Natal. Percebemos que, quando ocorrem operações, há uma redução dos casos, mas é preciso discutir a legislação, que ainda é muito branda” enfatizou Alves.
Mas a população continua a sofrer com os apagões e interrupções no fornecimento de energia, que compromete até o abastecimento de água e a rede de internet, com escolas e hospitais entre os setores mais prejudicados.
O vereador Kleber Fernandes (Republicanos) protocolou um projeto de lei que visa a criação de um cadastro municipal dos estabelecimentos que atuam na compra e venda de sucatas e materiais recicláveis para que haja um controle mais rigoroso. “O projeto exige a documentação completa, incluindo CNPJ ou CPF do responsável, alvarás e licenças de funcionamento, e um registro de entrada e saída de materiais das sucatas”, explicou Fernandes.
Tribuna do Norte