As melhores rádios: FM 102.7 FM 95.9 FM 90.9 AM 1470

Sistema Rural de Comunicação

Rádios
do Grupo

Bebê de dois meses é salvo após procedimento raro em Natal

Um bebê de apenas dois meses foi salvo após a realização de um procedimento raro para tratar uma arritmia grave em seu coração. João Miguel, que havia sido diagnosticado com uma arritmia cardíaca potencialmente fatal, passou por uma força-tarefa de médicos de diferentes hospitais da capital potiguar. O médico cardiologista do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL/UFRN), Júlio Sousa, conta como a ação médica foi crucial para corrigir o problema, que poderia resultar em morte súbita se não fosse tratado rapidamente.

João Miguel enfrentava uma luta difícil desde os primeiros dias de vida. Diagnosticado com uma arritmia grave, o bebê passou mais de um mês em internações em UTIs em Mossoró e Natal. De acordo com Sousa, durante esse período, chegou a ter uma parada cardíaca. A família, natural de Caraúbas, no Oeste Potiguar, acompanhou a trajetória angustiante do filho, que, mesmo com o uso de medicação, continuava apresentando episódios de arritmia.

Dr. Júlio Sousa relatou a gravidade da situação: “A situação de João Miguel se tornou crítica, pois, apesar do tratamento medicamentoso, as arritmias persistiam. O desafio foi que, com o passar do tempo, os remédios já não estavam mais surtindo o efeito necessário.”

Procedimento Inédito: Ablação por Cateter

Diante da falha das medicações, a equipe médica do HUOL decidiu realizar um procedimento raro: a ablação por cateter. Essa técnica, que é mais comum em adultos, foi adaptada para o tratamento de João Miguel, uma vez que o bebê estava com uma arritmia grave. Esse tipo de procedimento é geralmente indicado para crianças a partir dos cinco anos de idade, mas, no caso do pequeno João Miguel, a urgência do quadro fez com que a equipe tomasse a decisão de realizar a intervenção.

Dr. Júlio explica: “A ablação por cateter é um procedimento que envolve a introdução de cateteres no coração para aplicar energia e corrigir o ritmo. Para um bebê tão pequeno, essa intervenção era arriscada, mas não havia outra alternativa. A vida dele estava em jogo e, se não agíssemos rápido, o quadro poderia se agravar rapidamente.”

O médico ainda explica que a ablação por cateter consiste em localizar e queimar a área do coração onde a arritmia está sendo gerada, restaurando o ritmo cardíaco normal. Para realizar a técnica, os médicos usaram equipamentos especializados para recém-nascidos, já que o bebê era extremamente pequeno e os riscos de complicações eram elevados.

A cirurgia

O procedimento foi realizado com o acompanhamento de uma equipe de cardiologistas, anestesistas e outros profissionais de saúde, que trabalharam em conjunto para garantir o sucesso da intervenção. Dr. Júlio Sousa foi responsável por conduzir a parte da ablação, auxiliado por outros três especialistas na área. A cirurgia, que durou quase quatro horas, foi extremamente delicada, devido ao tamanho reduzido do coração do bebê e à necessidade de precisão para não causar danos adicionais.

Sobre os desafios do procedimento, Dr. Júlio descreveu: “A ponta do cateter que usamos tem 4 mm, que é o mesmo utilizado em adultos, mas a cavidade do coração de João Miguel tinha apenas 1,5 cm. Ou seja, tínhamos um espaço muito reduzido para trabalhar. Cada movimento precisava ser extremamente preciso.”

Recuperação

Após o procedimento, João Miguel foi transferido para um hospital privado de Natal, com convênio pelo SUS, para continuar seu processo de recuperação na UTI. Dr. Júlio compartilhou sua satisfação com o resultado: “Esse caso foi um grande desafio para toda a equipe, mas ver o bebê se recuperar, com o coração batendo normalmente, foi um momento de grande alívio. A sensação de dever cumprido é indescritível.”

 

Fonte: Tribuna do Norte

 

Acompanhe as notícias do dia! Entre na comunidade da Rádio Rural 102 FM no WhatsApp e mantenha-se sempre informado. -> (Clique Aqui)

Compartilhe nas rede sociais

Mais notícias

Alexandre de Moraes brinca e diz que Flávio Dino pode ser escolhido o novo papa

Lula e Guterres cobram metas ambiciosas contra mudanças climáticas

Número de envolvidos em conflitos por terra salta para 900 mil em 2024

MEC vai avaliar qualidade de cursos de medicina anualmente

Prefeitura busca ajuda do Idema para remoção de jacarés em lago de Maracajaú

Olá, como podemos te ajudar?