Em um dia de novembro de 2023, Mateus, 29, checou o telefone antes de sair para trabalhar. A surpresa é que tinha uma notificação diferente do app Carteira de Trabalho Digital. Estava escrito: “Mateus, foi incluído um registro de desligamento/rescisão na sua Carteira de Trabalho Digital”.
Mas como, se ninguém tinha falado nada para ele?
“Fui para o trabalho e ninguém sabia o que havia acontecido. Aparentemente, alguém do RH lançou antes de me avisar e ficou um climão terrível”, disse em conversa com Tilt.
Já na empresa, ele mostrou o print para a gerência e só então foi oficialmente comunicado da sua demissão.
‘Falaram que foi um erro do app’
O caso é curioso, mas não é único. Nas redes sociais, há relatos de outras pessoas que dizem que ficaram sabendo da demissão pelo app Carteira de Trabalho Digital antes de terem sido comunicadas oficialmente pela empresa.
A prática pode render um processo por danos morais contra a companhia pela falta de transparência.
A analista de CRM Marcia Nishiyama, 39, foi enrolada por quase uma semana no início do ano. Ela recebeu a notificação de demissão no app numa sexta-feira de janeiro.
Passou o fim de semana e foi trabalhar na segunda, pois achou que era um engano. Houve até conversa sobre plano de carreira, mas, no fim das contas, foi oficialmente comunicada na sexta.
Fonte: tilt uol