Com estreia no 17ª LABRFF em Los Angeles, obra documenta a vida de pescadores da praia de Tourinhos, em São Miguel do Gostoso
“Julião, Filhos da Praia”, o novo curta-metragem da documentarista Mônica Mac Dowell, foi selecionado para o Los Angeles Brazilian Film Festival (LABRFF), prestigiado festival de cinema brasileiro no exterior. O evento acontece de 4 a 7 de novembro na cidade de Los Angeles. Em Julião, filhos da praia, as imagens em translações cochicham e sussurram as histórias, como uma espécie de metáfora da voz do mar, representação que, carinhosamente, foi captada pela lente perscrutante, íntima e suave, em uma espécie de diálogo entre a diretora, a praia e o mar de Tourinhos.
Trilogia do Reduto
Com “Julião, Filhos da Praia” (2024), Mônica Macdowell conclui a sua Trilogia Poética sobre a Comunidade do Reduto, em São Miguel do Gostoso/RN, iniciada com o documentário “Rosa de Aroeira” (2020), seguido do curta-metragem “À Deus Querer” (2022). A trilogia discorre sobre a preservação do patrimônio material e imaterial da Comunidade do Reduto e a trajetória de personagens que fazem parte da história do local.
“Rosa de Aroeira”, o primeiro filme, também foi exibido e premiado no LABRFF em 2020, e mostra de maneira simples e autêntica a força feminina da pequena comunidade. O curta documentário já participou de mais de quase 40 Mostras e Festivais e recebeu 10 premiações em festivais como 1º FIC RIO, BRIMIFF, RIMA, Cineforte Cabedelo, Festssauro, entre outros.
A segunda obra da Trilogia do Reduto se chama “A Deus Querer”. Lançada em 2022, estreou no Festival Internacional de Cine Documental Del Uruguay – AtlantiDoc e circulou por diversos festivais, como o Cine MIS – SP, Internacional de Filme de Nancy na França, Mostra Sesc Cariri, dentre outros.
Sobre o Los Angeles Brazilian Film Festival (LABRFF)
Realizado em Los Angeles, o festival serve como uma importante plataforma de visibilidade para cineastas brasileiros, promovendo a exibição de filmes que retratam a diversidade cultural, social e artística do Brasil. O LABRFF também facilita o intercâmbio entre profissionais da indústria cinematográfica de diferentes países, fortalecendo as conexões internacionais e abrindo portas para novas oportunidades no mercado audiovisual. Ao longo de suas edições, o festival se consolidou como um espaço de reconhecimento e valorização da produção cinematográfica brasileira.
Agora RN