A exposição “Desdobramentos: Desenhos de Rossini Perez”, que reúne 51 obras inéditas do artista potiguar, segue aberta para visitação até o dia 20 de outubro na Pinacoteca do Rio Grande do Norte. O público pode conferir a mostra de terça a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados e domingos, das 9h às 16h.
A exposição oferece uma visão rara dos desenhos de Rossini Perez, mais conhecido por suas gravuras. As obras em destaque foram produzidas entre as décadas de 1960 e 2000, e revelam o traço abstracionista experimental que marcou a carreira do artista. Quem promove a exposição é o Instituto Rossini Perez, instituição privada, sem fins lucrativos, criada para preservar a memória do artista.
Rossini Perez (Macaíba, 1931 – Rio de Janeiro, 2020) é um dos grandes nomes da gravura brasileira, com uma trajetória internacional marcada por sua passagem por diversos países da América Latina, Europa e África. No Senegal, destacou-se como professor de gravura na Escola de Belas Artes. Embora reconhecido por suas contribuições à gravura, Rossini explorou outras linguagens artísticas, como fotografia, colagem e arte têxtil.
“O desejo de escrever o projeto foi impulsionado pela intenção de tornar Rossini Perez mais conhecido em seu estado natal. Embora amplamente reconhecido no exterior e em outras regiões do Brasil, o artista ainda é pouco celebrado no Rio Grande do Norte. Assim, o Instituto Rossini Perez, em parceria com outras instituições, mobilizou-se para concretizar esse sonho em Natal”, comenta a coordenadora geral da mostra, Ana Carolina Alves.
Com curadoria dos professores de Artes Visuais da UFRN Fabíola Alves, Everardo Ramos e Mariana do Vale, a exposição visa explorar o papel fundamental do desenho no processo criativo do artista. Um catálogo digital com detalhes sobre as obras e o processo criativo de Perez também está disponível para o público.
Acessibilidade é um dos destaques da exposição, que oferece audiodescrição para pessoas com deficiência visual e mediações com intérpretes de Libras, garantindo que todos possam aproveitar a visita de forma inclusiva.
“Desdobramentos” é uma realização da Fundação José Augusto, Secretaria Estadual de Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Norte, com apoio da Lei Paulo Gustavo e Ministério da Cultura, a exposição é uma parceria com o Instituto Rossini Perez, a Pinacoteca do Estado do RN, o Projeto Shaula – Memória da Arte Potiguar (DEART/UFRN), o Grupo de Pesquisa Matizes (DEART/UFRN), o Laboratório de Acessibilidade (SIA/UFRN) e o Cineclube Gambiarra.
Tribuna do Norte