As melhores rádios: FM 102.7 FM 95.9 FM 90.9 AM 1470

Sistema Rural de Comunicação

Rádios
do Grupo

Golpe do falso advogado faz vítimas no RN; entenda como se proteger

O golpe do falso advogado tem feito vítimas no Rio Grande do Norte e em todo o país, segundo o secretário-geral da Ordem de Advogados do estado (OAB-RN), advogado Ricardo Lucena. Os criminosos obtêm informações reais de processos judiciais nos sites dos tribunais e entram em contato com os clientes de escritórios de advocacia, prometendo créditos a receber mediante um depósito via PIX.

Os processos são públicos nos sites dos tribunais. “Esses golpistas estão pegando os dados do processo, e eles estão entrando em contato direto com os clientes dos escritórios de advocacia, informando aquele cliente que o processo realmente existe. Os golpistas informam que a pessoa tem um processo contra uma companhia aérea, uma loja ou outra empresa e que tem um valor a receber. Mas, para isso, pedem um depósito, geralmente em nome de uma pessoa ou empresa, e não do tribunal”, explicou Lucena.

Os estelionatários utilizam fotos e logotipos de escritórios reais para enganar as vítimas, mas há sinais que podem indicar o golpe. “Geralmente, o número do WhatsApp usado é diferente do telefone do escritório, às vezes até de outro estado. Além disso, as custas judiciais sempre são pagas no início do processo e em nome do tribunal”, alertou o secretário-geral da OAB-RN.

“Quando você vai receber algum valor, você não paga para receber esse valor. Você só vai pagar ao seu advogado após o recebimento, e não antes, como eles pedem, ou o valor já vai sair separado do advogado e do cliente”, complementou.

Lucena relatou que seu próprio escritório foi alvo dos criminosos por duas vezes e reforçou a importância da denúncia. “Quem for vítima deve registrar ocorrência na Delegacia de Defraudações do RN, na Avenida Capitão-Mor Gouveia, em Natal, ou pelo número 181. Já acionamos os órgãos responsáveis e estamos cobrando uma investigação”, afirmou.

Para evitar cair no golpe, a orientação da OAB-RN é que qualquer cobrança seja conferida diretamente com o advogado responsável e que, em caso de dúvida, seja feita uma ligação de vídeo para confirmar a identidade do profissional.

Agora RN

Compartilhe nas rede sociais

Mais notícias

RN reduz em 28,2% e 12,8% crimes de roubos e furtos de celulares

Huol-UFRN recruta voluntários para estudo de novo medicamento contra depressão

RN pretende contratar mais 1,5 mil câmeras corporais para segurança pública

Coronel Araújo compara sensação de insegurança no RN com Israel: “Um lugar de paz, mas qualquer movimento diferente torna inseguro”

Nova Indústria Brasil recebe R$ 9,5 bilhões em crédito do Banco do Nordeste

Olá, como podemos te ajudar?