O golpe do falso advogado tem feito vítimas no Rio Grande do Norte e em todo o país, segundo o secretário-geral da Ordem de Advogados do estado (OAB-RN), advogado Ricardo Lucena. Os criminosos obtêm informações reais de processos judiciais nos sites dos tribunais e entram em contato com os clientes de escritórios de advocacia, prometendo créditos a receber mediante um depósito via PIX.
Os processos são públicos nos sites dos tribunais. “Esses golpistas estão pegando os dados do processo, e eles estão entrando em contato direto com os clientes dos escritórios de advocacia, informando aquele cliente que o processo realmente existe. Os golpistas informam que a pessoa tem um processo contra uma companhia aérea, uma loja ou outra empresa e que tem um valor a receber. Mas, para isso, pedem um depósito, geralmente em nome de uma pessoa ou empresa, e não do tribunal”, explicou Lucena.
Os estelionatários utilizam fotos e logotipos de escritórios reais para enganar as vítimas, mas há sinais que podem indicar o golpe. “Geralmente, o número do WhatsApp usado é diferente do telefone do escritório, às vezes até de outro estado. Além disso, as custas judiciais sempre são pagas no início do processo e em nome do tribunal”, alertou o secretário-geral da OAB-RN.
“Quando você vai receber algum valor, você não paga para receber esse valor. Você só vai pagar ao seu advogado após o recebimento, e não antes, como eles pedem, ou o valor já vai sair separado do advogado e do cliente”, complementou.
Lucena relatou que seu próprio escritório foi alvo dos criminosos por duas vezes e reforçou a importância da denúncia. “Quem for vítima deve registrar ocorrência na Delegacia de Defraudações do RN, na Avenida Capitão-Mor Gouveia, em Natal, ou pelo número 181. Já acionamos os órgãos responsáveis e estamos cobrando uma investigação”, afirmou.
Para evitar cair no golpe, a orientação da OAB-RN é que qualquer cobrança seja conferida diretamente com o advogado responsável e que, em caso de dúvida, seja feita uma ligação de vídeo para confirmar a identidade do profissional.
Agora RN