As melhores rádios: FM 102.7 FM 95.9 FM 90.9 AM 1470

Sistema Rural de Comunicação

Rádios
do Grupo

Hospitais da UFRN lideram pesquisa nacional de satisfação na formação em saúde

No levantamento mais recente, realizado pela Rede Ebserh, os hospitais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) ocuparam as três primeiras posições no ranking nacional de satisfação com o ensino em saúde. O Hospital Universitário Ana Bezerra (HUAB), em Santa Cruz, juntamente com a Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC) e o Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), ambos em Natal, destacaram-se pelos altos índices de satisfação, segurança e qualidade na formação acadêmica e profissional.

Realizada entre os dias 2 e 14 de novembro de 2024, a pesquisa ouviu 7.474 pessoas, das quais 65,9% eram do gênero feminino. Dos entrevistados, 4.368 são estudantes de graduação, ensino técnico e residência médica, sendo o curso de Medicina o mais frequente (28%). Já os docentes e preceptores totalizam 3.106 participantes, destacando-se também a formação médica, com 48%. A maioria possui especialização (96%), e muitos atuam diretamente na residência médica (81%) e na graduação (64%). Os avaliadores consideraram quatro dimensões essenciais para uma formação completa: infraestrutura; serviços prestados; qualidade da preceptoria; e o impacto da formação profissional oferecida nos hospitais.

Com 85,7% de satisfação, o HUAB obteve o primeiro lugar nacional entre os 45 hospitais avaliados. A instituição é também líder no índice de recomendação, com 99,5% dos entrevistados indicando o hospital como excelente ambiente para formação em saúde. Para a superintendente do Hospital, Cláudia Dantas Rubim, o reconhecimento reflete um trabalho de equipe focado na qualidade do ensino e na responsabilidade social. A gestora ressalta que a formação oferecida pelo hospital retorna diretamente à sociedade, garantindo profissionais qualificados e humanizados. “Este resultado nos capacita a fazer diferente e melhor, construindo processos acadêmicos que signifiquem as ações em saúde”, afirma.

A MEJC aparece em seguida, ocupando a segunda posição nacional em satisfação geral, com 83,5%. A maternidade atingiu nota histórica em 2024, alcançando 8,22 no índice de satisfação do ensino, um aumento significativo em relação às avaliações anteriores, quando obteve 6,26 em 2019 e 7,69 em 2023. O superintendente Luiz Murillo Lopes de Britto atribui o desempenho à dedicação coletiva da equipe e destaca o compromisso da maternidade com a excelência acadêmica e assistencial. “Esse resultado é fruto do empenho coletivo de uma equipe comprometida com a excelência na formação acadêmica e na assistência à saúde”, enfatiza Britto.

Em terceiro lugar geral no país, com índice de satisfação de 83,1%, está o HUOL, que alcançou também sua melhor nota desde o início das pesquisas, com 7,75. O hospital avançou em todas as dimensões avaliadas, especialmente nos serviços prestados e formação profissional. A superintendente Eliane Pereira celebra o reconhecimento nacional e ressalta especialmente a atuação dos preceptores e docentes na formação prática dos estudantes. “Nosso destaque se deve ao esforço contínuo na integração ensino-assistência, à dedicação dos preceptores e à oferta de serviços de excelência, que fortalecem a formação profissional e proporcionam um ambiente enriquecedor e alinhado às demandas reais da saúde pública”, completa Eliane.

Gráfico apresenta o percentual de satisfação geral sobre os hospitais federais | Foto: Reprodução / Agecom UFRN
Fonte: Tribuna do Norte

Compartilhe nas rede sociais

Mais notícias

MEC divulga lista de espera do Prouni 2025 do primeiro semestre

General Girão propõe penas mais duras para crimes com celulares

Montagem da estátua de Nossa Senhora de Fátima deve ser concluída até maio

Natal sanciona lei que estimula contratação de mulheres vítimas de violência doméstica

Exército abre concurso para sargentos com 1,1 mil vagas; veja como participar

Olá, como podemos te ajudar?