As melhores rádios: FM 102.7 FM 95.9 FM 90.9 AM 1470

Sistema Rural de Comunicação

Rádios
do Grupo

Lei que modifica cargos de enfermagem em cidade do RN é inconstitucional, diz Justiça

Legislação que vai de encontro ao artigo 26, incisos I, II e V da Constituição do Estado foi considerada inconstitucional pelos desembargadores do Pleno do TJRN, que de forma unânime julgaram procedente a Ação Direta de Inconstitucionalidade para declarar a inconstitucionalidade dos artigos 1º, 2º, 3º, 4º e 5º da Lei Complementar nº 37/2023, editada pelo município de Campo Redondo. O normativo tornava os Auxiliares de Enfermagem em Técnicos de Enfermagem. As informações foram divulgadas pelo TJRN nesta quinta-feira (9).

“Daí, na hipótese em análise, o legislador municipal, ao permitir a transposição excepcional do cargo efetivo de Auxiliar de Serviços Diversos para outro correlato, incorreu em inquestionável forma de provimento derivado”, reforça o relator da ADI, o juiz convocado Luiz Alberto Dantas.

A decisão ainda destacou a Súmula Vinculante 43 do Supremo Tribunal Federal, a qual reza que é inconstitucional toda modalidade de provimento que propicie ao servidor investir-se, sem prévia aprovação em concurso público, em cargo que não integra a carreira na qual anteriormente investido.

“Bem como não especificou as atribuições e remuneração do cargo transformado. Assim sendo, violou o disposto no artigo 26, da Constituição do Estado do Rio Grande do Norte”, ressaltou o relator da ADI.

Tribuna do Norte

Compartilhe nas rede sociais

Mais notícias

Reino Unido começa a cobrar por autorização de viagem para brasileiros

Receita Federal esclarece que não cobrará imposto por Pix

Concurso MPU: edital é publicado com 152 vagas de nível superior

Entidades lançam manifesto contra fim da checagem de fatos da Meta

Pescador morre afogado em açude no interior do RN

Olá, como podemos te ajudar?