As melhores rádios: FM 102.7 FM 95.9 FM 90.9 AM 1470

Sistema Rural de Comunicação

Rádios
do Grupo

Papa Francisco nomeia primeira mulher para gabinete chave da Igreja

O papa Francisco nomeou nesta segunda-feira (6) a primeira mulher para chefiar um importante gabinete do Vaticano, escolhendo a freira Simona Brambilla para dirigir o departamento responsável por todas as ordens religiosas da Igreja Católica.

Trata-se de um passo importante no objetivo do líder religioso de dar às mulheres mais papéis de liderança, já que até agora havia mulheres apenas como número 2 em alguns gabinetes do Vaticano.

Com a nomeação da freira italiana, uma mulher é nomeada, pela primeira vez, como responsável por um dicastério ou congregação da Cúria da Santa Sé, o órgão central de governo da Igreja Católica.

O boletim diário do Vaticano designa Brambilla como “prefeita” enquanto como colíder ou “pro-prefeito” foi nomeado o cardeal Ángel Fernández Artime, um salesiano.

A agência de notícias AP lembra que um prefeito deve ser capaz de celebrar missa, um rito católico, e outras funções sacramentais que atualmente só podem ser realizadas por homens.

O departamento, conhecido oficialmente como Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, é um dos mais importantes do Vaticano, sendo responsável por todas as ordens religiosas, desde os jesuítas e franciscanos até os movimentos mais recentes e menores.

Brambilla, de 59 anos, integra a ordem religiosa dos Missionários da Consolata e era, desde o ano passado, a número 2 do departamento das ordens religiosas.

A freira substitui o reformado cardeal brasileiro João Braz de Aviz, de 77 anos.

 

 

Fonte: Agência Brasil

 

Compartilhe nas rede sociais

Mais notícias

Com dólar alto, Petrobras abre ano pressionada por reajuste em preços de combustíveis

Pablo Marçal diz que disputará Presidência em 2026, mas pode estar inelegível até o pleito

‘América Latina possui tribunais secretos de censura’, diz Zuckerberg

Painel de Empregos oferta 450 vagas de trabalho em Mossoró

Projeto prevê treinamentos em escolas para prevenir violência

Olá, como podemos te ajudar?