As melhores rádios: FM 102.7 FM 95.9 FM 90.9 AM 1470

Sistema Rural de Comunicação

Rádios
do Grupo

Parceria entre LAIS e Universidade de Coimbra obtêm financiamento da União Europeia

O projeto Multipulm, desenvolvido pelo Laboratório de Assistência à Saúde (LAIS) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), foi aprovado pela União Europeia. O projeto envolve mais de 14 instituições internacionais, incluindo a Universidade de Coimbra (Portugal) e universidades da Grécia, Sérvia e Turquia, e tem como objetivo desenvolver tecnologias para o monitoramento de pacientes com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), uma doença com grande prevalência no Brasil.

Segundo o professor Ricardo Valentim, diretor executivo do LAIS, o projeto busca melhorar a qualidade de vida dos pacientes, ao testar dispositivos que ajudem a prevenir crises respiratórias e exacerbações da DPOC. No Brasil, mais de 6 milhões de pessoas convivem com a doença, e 40 mil morrem anualmente em decorrência dela. O uso de tecnologias avançadas, como inteligência artificial e microeletrônica, será fundamental para o sucesso do projeto.

A iniciativa foi reconhecida pela União Europeia devido ao trabalho do LAIS na cooperação internacional e inovação tecnológica em saúde. “O LAIS é um dos principais players de cooperação internacional na área de saúde e no contexto da saúde global”, afirmou Valentim em entrevista ao RN no ar.

O projeto Multipulm está em fase de desenvolvimento, e a previsão é de que as atividades no Brasil comecem ainda em 2025. O laboratório está atualmente finalizando as etapas burocráticas necessárias para o início do trabalho conjunto entre as universidades e os pesquisadores internacionais. O professor Valentim destacou a importância da colaboração com outras nações para testar o projeto em diferentes realidades socioeconômicas.

“A ideia é que a gente comece ainda esse ano, acho que até o meio do ano a gente já começa a desenvolver as atividades aqui no Brasil”, afirmou o professor, ressaltando o impacto positivo da cooperação com países como GréciaTurquiaSérvia e Portugal.

 

 

Fonte: Agora RN

Compartilhe nas rede sociais

Mais notícias

General Girão propõe penas mais duras para crimes com celulares

Montagem da estátua de Nossa Senhora de Fátima deve ser concluída até maio

Natal sanciona lei que estimula contratação de mulheres vítimas de violência doméstica

Exército abre concurso para sargentos com 1,1 mil vagas; veja como participar

Ovos de Páscoa estão até 20% mais caros em 2025

Olá, como podemos te ajudar?