As melhores rádios: FM 102.7 FM 95.9 FM 90.9 AM 1470

Sistema Rural de Comunicação

Rádios
do Grupo

População do RN com sintomas da “doença misteriosa” deve buscar atendimento médico para notificação

Secretaria de Saúde do Rio Grande do Norte (Sesap) investiga o crescimento de casos de uma enfermidade com sintomas semelhantes aos de arboviroses, como febre e manchas vermelhas na pele. O secretário estadual de Saúde, Alexandre Motta, alertou que a população deve buscar atendimento médico ao apresentar esses sintomas, para garantir a notificação dos casos e permitir uma investigação epidemiológica eficaz.

“A gente tem recebido relatos de muitas pessoas com sintomas como febre e manchas vermelhas na pele. Isso pode ser confundido com outras doenças, mas a notificação e os exames são fundamentais para que possamos identificar se há um surto específico e, assim, adotar as medidas adequadas”, explicou Motta.

O aumento de registros chamou a atenção das autoridades de saúde, que acompanham a situação e reforçam a necessidade de a população procurar atendimento nos postos e hospitais para realização de exames. Segundo o secretário, a investigação está em andamento, e ainda não há uma confirmação sobre a origem da doença.

“Aparentemente é parece algo benigno, pode ser que seja uma forma diferente de uma doença já conhecida, mas pode ser que seja uma enfermidade nova. Nós não sabemos. Para isso, preciso de notificação, preciso colher material, os soros, para descartar as doenças já existentes e, caso não confirme nenhuma delas, a gente manda para os centros de referência que existem, como a Fiocruz”, explicou ele, em entrevista à 95 FM nesta terça-feira 18.

A recomendação da Secretaria de Saúde é que qualquer pessoa que apresente sintomas busque atendimento e evite a automedicação.

As equipes de vigilância sanitária seguem monitorando o cenário, e novas orientações poderão ser divulgadas conforme o avanço da investigação. A população também deve reforçar medidas preventivas, como eliminar criadouros de mosquitos, utilizar repelentes e manter a hidratação em casos de febre.

 

Fonte: Agora RN

Compartilhe nas rede sociais

Mais notícias

ABRAPE pede transparência nos dados da Receita Federal e cumprimento das formalidades do PERSE

Indústria cai 0,1% em fevereiro e soma 5 meses sem crescimento

Estudantes nascidos em maio e junho recebem 1ª parcela do Pé-de-Meia

Brasil recupera 25 fósseis de insetos que seriam vendidos no exterior

Taxa de Bombeiros deve arrecadar R$ 35 milhões no RN em 2025; entenda mais sobre

Olá, como podemos te ajudar?