As melhores rádios: FM 102.7 FM 95.9 FM 90.9 AM 1470

Sistema Rural de Comunicação

Rádios
do Grupo

RN sanciona lei que garante acesso com animal de apoio emocional a espaços públicos e privados

O Governo do Rio Grande do Norte sancionou a Lei nº 12.112/2025, que assegura às pessoas com deficiência ou com transtornos mentais o direito de ingressar em meios de transporte e estabelecimentos tanto públicos quanto privados acompanhadas de animal de apoio emocional. A norma foi publicada no último sábado (29), por meio do Diário Oficial do Estado, e já está em vigor.

Segundo a lei, entende-se por animal de apoio emocional aqueles utilizados com fins terapêuticos para o acompanhamento da pessoa com deficiência ou com transtornos mentais. O objetivo é contribuir para o conforto, segurança e apoio de seus tutores.

Para ser contemplado pela legislação, é preciso portar laudo emitido por médico psiquiatra indicando necessidade e benefício do animal de apoio emocional. Aliado a isso, a identificação dos animais deve ocorrer a partir da apresentação de, no mínimo:

  • – Um colete com identificação de “apoio emocional”;
  • – Crachá na cor branca afixado no colete, contendo: nome do tutor, nome do cão, fotografia e raça;
  • – Carteira de vacinação atualizada, com comprovação da vacinação indicada para a espécie, assinada por médico veterinário.

A Lei nº 12.112/2025 observa, ainda, que constitui ato de discriminação qualquer tentativa para impedir ou dificultar o exercício do direito previsto na legislação. Além disso, é proibida a cobrança de valores, tarifas ou acréscimos vinculados, direta ou indiretamente, ao ingresso ou à presença de cão de suporte emocional nos estabelecimentos.

Tribuna do Norte

Compartilhe nas rede sociais

Mais notícias

RN reduz em 28,2% e 12,8% crimes de roubos e furtos de celulares

Huol-UFRN recruta voluntários para estudo de novo medicamento contra depressão

RN pretende contratar mais 1,5 mil câmeras corporais para segurança pública

Coronel Araújo compara sensação de insegurança no RN com Israel: “Um lugar de paz, mas qualquer movimento diferente torna inseguro”

Nova Indústria Brasil recebe R$ 9,5 bilhões em crédito do Banco do Nordeste

Olá, como podemos te ajudar?