As melhores rádios: FM 102.7 FM 95.9 FM 90.9 AM 1470

Sistema Rural de Comunicação

Rádios
do Grupo

RN será pioneiro nacional na construção do Observatório de Economia Solidária

SETHAS realizou hoje 25/02 duas importantes reuniões. Pela manhã, em parceria com o Dieese Nacional, houve o encontro de sensibilização com representantes de segmentos da economia popular e solidária para definir datas de oficinas que vão construir o modelo do caderno metodológico para a implantação de observatórios estaduais de economia solidária.

O Rio Grande do Norte é um dos estados pilotos nesta experiência e serão realizadas duas oficinas. A primeira dias 22 e 23 de abril para fazer o diagnóstico participativo da economia solidária no processo de construção do Observatório; e a segunda, dias 27 e 28 de maio para a construção do plano de trabalho do Observatório.

Com representantes da Secretaria Nacional de Economia Popular e Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego (SENAES/MTE) a reunião à tarde foi sobre alinhamento entre os sistemas Estadual de Cadastro e Informação do RN (CADSOL RN) e a retomada CADSOL Nacional pela SENAES.

Foi debatida a possibilidade técnica de integração entre os sistemas e duas metologias de validação dos mesmos.

A secretária da SETHAS, Iris Oliveira, destacou a importância das experiências do CadSol RN como produto inovador no segmento da Economia Solidária graças ao investimento do Governo do Estado em parcerias como a SENAES e com o Dieese na implantação do Observatório.

O secretário-adjunto da SETHAS, Adriano Gomes, ressaltou a importância da experiência do Observatório do Trabalho e de Políticas Sociais do RN, uma parceria com o Dieese na produção de dados sobre pobreza, trabalho, emprego e renda. Com a proposta do Observatório da Economia Solidária do RN, pontuou, o Estado do Rio Grande do Norte vai ampliar sua produção de dados neste segmento.

Participaram os coordenadores do Dieese de SP, Marcos Aurelio Souza, e de Pernambuco, Milena Prado.

Na reunião realizada pela Subcoordenadoria de Economia Solidária e Cooperativismo da SETHAS e o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) para a criação do Observatório de Economia Solidário do RN ficou definido que observatórios estaduais de economia solidária terão como atribuição produzir estatística e conhecimento sobre economia popular e solidária e construir planos de trabalho formas de financiar as atividades das comissões estaduais do CADSOL.

CADASTRO

Na reunião sobre os cadastro de economia solidária, com o representante da SENAES, Francisco Oliveira, ficou definido que a experiência do CADSOL RN via aplicativo Ecosol Digital, desenvolvido pela Subcoordenadoria de Economia Solidária da SETHAS, será partilhado com a SENAES e serão construídas alternativas de convergências entre sistemas de identificação e validação de Empreendimentos de Economia Solidária para acesso a política pública.

Participaram:

Subsecretário do Trabalho, George Vieira Ramalho, a subcoordenadora de Economia Solidária, Lidiane Freire; Matheus Mendes, Programa Paul Singer; Melayne Macedo, Observatório do Trabalho e de Políticas Sociais do RN (OTPS); Nara Rafaelle de Lima Viana, Rede Xique-Xique; Julia Avelino de Almeida, mandato da vereadora Brisa Bracchi; Denise Cristino Momo e Lidiane de Medeiros Lucena Saraiva, IFSOL IFRN; José Leoncio da Silva Jr, mandato da deputada Divaneide Basílio; Guilherme Medeiros, OTPS; Alex da Costa Soares, Ministério da Agricultura e Pesca; Jose Carlos da Silva, Cáritas de Caicó; Maria Lucia Baldino da Silva, Conselho Esadual de Economia Solidária; e Marcia Melo, mandato da deputada Natalia Bonavides.

 

 

Fonte: Agora RN

Compartilhe nas rede sociais

Mais notícias

Trump anuncia tarifa de 10% para os produtos do Brasil

Cidade de Caicó amanhece encoberta por névoa; saiba o motivo

Cosern pede renovação de concessão para distribuição de energia por mais 30 anos

Após PGR se manifestar, Moraes nega pedido sobre prisão preventiva de Jair Bolsonaro

Começa em Brasília seleção para serviço militar feminino inédito

Olá, como podemos te ajudar?