As melhores rádios: FM 102.7 FM 95.9 FM 90.9 AM 1470

Sistema Rural de Comunicação

Rádios
do Grupo

Saúde do RN busca recompor a receita e controlar despesas

secretário estadual de Saúde do Rio Grande do Norte, Alexandre Motta, afirmou que a pasta enfrenta dificuldades financeiras devido à perda de R$ 132 milhões após a redução do ICMS nos últimos anos. Segundo ele, o impacto atinge fornecedores e prestadores de serviço, comprometendo o funcionamento dos hospitais. “A gente enfrenta alguns atrasos importantes com fornecedores, e isso tem criado dificuldade na nossa atenção dos hospitais”, disse Motta.

Para contornar a situação, a Secretaria de Saúde busca recompor a receita e controlar despesas. “Autorizei que fosse demandado junto à justiça uma glosa de uma determinada empresa que tinha um faturamento acima do previsto. A glosa é uma revisão daquelas contas que a gente entende que foram excessivas, além do serviço prestado. E é esse o nosso papel de tentar enxugar”, explicou. A medida visa garantir que apenas os serviços efetivamente prestados sejam pagos.

Outro ponto abordado foi o alto custo dos acidentes de trânsito para a saúde pública. Apenas em 2024, o governo gastou R$ 55 milhões com materiais, próteses e cirurgias de acidentados de moto. “Muitos desses pacientes ficam internados por longo tempo, ocupando leitos e demandando atendimento de diversas especialidades”, disse o secretário, destacando o Programa Vida no Trânsito como uma iniciativa para reduzir esses casos.

A regulação estadual de leitos também foi citada como um avanço no atendimento hospitalar. “A regulação nossa é muito exitosa. Ela tem feito esse trabalho muito bem feito”, afirmou Motta. Ele também elogiou a gestão do Hospital Walfredo Gurgel, que enfrenta superlotação, mas se beneficia de iniciativas como a barreira ortopédica instalada em Macaíba, que já realizou mais de mil atendimentos e 100 cirurgias, desafogando a unidade.

Agora RN

Acompanhe as notícias do dia! Entre na comunidade da rádio Rural 102 FM no WhatsApp e mantenha-se sempre informado. -> (Clique Aqui)

Compartilhe nas rede sociais

Mais notícias

Luiz Eduardo cobra soluções para infraestrutura e saúde no RN

MPRN abre inscrições para residência jurídica em Natal

Projeto Assembleia e Você vai a João Câmara dias 7 e 8

Pé-de-Meia: nascidos em julho e agosto recebem incentivo matrícula

Presidente da Caern descarta privatização e defende PPPs para universalizar saneamento

Olá, como podemos te ajudar?