As melhores rádios: FM 102.7 FM 95.9 FM 90.9 AM 1470

Sistema Rural de Comunicação

Rádios
do Grupo

Sem acordo com Governo, auditores e fiscais de vigilância do RN mantêm greve

A greve dos auditores hospitalares e fiscais de vigilância sanitária do Rio Grande do Norte chegou na terceira semana nessa segunda-feira (7) sem previsão de encerramento. De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Saúde do Estado (Sindsaúde/RN), já foram realizadas duas reuniões junto ao Governo, mas não ocorreram avanços. A categoria reivindica a recomposição da Gratificação de Estímulo à Auditoria e Fiscalização (Grafis), criada em 2001 e que nunca recebeu reajuste nesses 24 anos, e a reimplantação da Produtividade.

A coordenadora do Sindsaúde/RN, Rosália Fernandes, esclarece que a única alternativa apresentada pela Secretaria de Administração do Estado (Sead/RN) foi a de revisar a lei que retirou a Produtividade em janeiro deste ano, após os servidores encerrarem a greve. Dessa forma, o benefício voltaria a ser assegurado. A representante do Sindicato adverte, contudo, que não foram apresentadas quaisquer propostas para recompor o Grafis. A reunião com a Sead/RN, na presença do secretário Pedro Lopes, ocorreu no último dia 26 de março.

O Sindsaúde/RN ressalta que a greve afeta diretamente a prestação de serviços essenciais no Estado. É o caso, por exemplo, dos serviços de oncologia, hemodiálise e cardiologia que em breve serão impactados pela falta do pagamento dos procedimentos. “Isso porque o pagamento dos procedimentos aos serviços de saúde que prestam assistência suplementar ao SUS só acontecem após a auditoria hospitalar emitir o relatório final”, aponta o Sindsaúde/RN.

Aliado a isso, os auditores hospitalares auxiliam no processo de arrecadação do hospital ao identificar e corrigir falhas no faturamento, o que pode aumentar as receitas. “Assim como os auditores da fazenda, arrecadam recursos do estado”, destaca Rosália Fernandes.

A Tribuna do Norte entrou em contato com a Secretaria de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap/RN) para saber se a pasta planeja uma nova proposta para a categoria, além da possibilidade de recomposição da Grafis, e aguarda retorno.

 

Fonte: Tribuna do Norte
Acompanhe as notícias do dia! Entre na comunidade da Rádio Rural 102 FM no WhatsApp e mantenha-se sempre informado. -> (Clique Aqui)

Compartilhe nas rede sociais

Mais notícias

ProPatinhas e SinPatinhas: Governo lança programa nacional para proteger cães e gatos no Brasil

Deputadas do RN defendem cota para eleição de mulheres a partir de 2026

Curso Cultura Adaptágil do Senac RN é top 3 nacional

Após denúncias de assédio, Ouvidoria da UFRN explica que segurança é patrimonial e atua em apoio à polícia

Mais de 80% dos potiguares dependem somente do SUS para assistência médica

Olá, como podemos te ajudar?