As melhores rádios: FM 102.7 FM 95.9 FM 90.9 AM 1470

Sistema Rural de Comunicação

Rádios
do Grupo

Sistema da Sesap permite a emissão de pareceres médicos para unidades de todo o RN

A inovação tecnológica tem sido uma ferramenta importante para melhorar a eficiência na saúde pública. Um exemplo é a criação do Regula NAE, sistema do Núcleo de Apoio Especializado da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) que tem levado medicina especializada de qualidade a 80 unidades da rede de saúde do Rio Grande do Norte.

Desenvolvido em 2022 pela Unidade de Gestão de Tecnologias e Sistemas de Informação e Comunicação (UGTSIC) da Sesap, o Regula NAE otimiza a emissão de pareceres médicos em várias especialidades e, muitas vezes, evita deslocamentos desnecessários de pacientes entre municípios e unidades de saúde.

O Regula NAE já oferece acesso online a pareceres médicos em 12 especialidades, incluindo nefrologia, urologia, cirurgia vascular, pediatria, cardiologia, ortopedia, neurologia, endoscopia digestiva alta, neurocirurgia, cirurgia cardíaca, cirurgia torácica e tomografia. Entre janeiro de 2024 e fevereiro de 2025, o sistema registrou 20.396 chamadas, sendo 17.946 apenas em 2024 , uma demanda que tem potencial de crescer ainda mais. A ampliação do serviço já está em curso, com a inclusão de genética médica e infectologia nas próximas etapas, além da perspectiva de novas especialidades, como cirurgia plástica e nutrologia , nos próximos meses.

Além de facilitar o acesso a especialistas, o sistema tem impulsionado melhorias estruturais nos municípios. Para acessar o sistema do NAE, as unidades de saúde precisam contar com uma estrutura básica de pronto-socorro, incluindo laboratório, raio-x e leitos . Como resultado, mais de 20 municípios que não possuíam essa estrutura passaram a contar com esses serviços , elevando a qualidade do atendimento à população local. Com isso, muitos casos simples que eram transferidos para hospitais maiores agora são resolvidos na unidade municipal, com menor custo e mais conforto aos pacientes. A expectativa é que cada vez mais municípios invistam nessa estrutura, fortalecendo o atendimento descentralizado e eficiente.

No caso da urologia, por exemplo, 70,59% dos chamados foram concluídos e orientados e apenas 29,22% precisaram ser encaminhados para o hospital de referência. Na nefrologia, 88% dos pacientes que precisaram de parecer médico nessa especialidade puderam continuar o tratamento na unidade de origem, sem precisar de transferência. Nos casos de necessidade de um pediatra, 87,34% dos casos receberam a devida orientação do especialista quanto à conduta a ser adotada e apenas 12,66% dos pacientes precisaram ser encaminhados para o Hospital Maria Alice Fernandes. Os números da ortopedia são ainda mais expressivos: 92,86% dos chamados foram concluídos e orientados. E na cardiologia, todos os chamados do período foram atendidos no local de origem do paciente.

FUNCIONAMENTO

A iniciativa conduzida pela Sesap enfrenta desafios históricos da saúde pública como a concentração de especialistas em uma só unidade, a sobrecarga de grandes hospitais e a carência de suporte especializado em cidades menores. O Regula NAE conecta profissionais dos hospitais da rede estadual de saúde a especialistas que trabalham em escalas de sobreaviso em hospitais de referência, como o Walfredo Gurgel, o Dr. José Pedro Bezerra (Santa Catarina) e o Pediátrico Maria Alice Fernandes, em Natal, além do Hospital Estadual Telecila Freitas Fontes, em Caicó.

Ao identificar em um paciente a necessidade de parecer médico em uma das 12 especialidades atendidas pelo Regula NAE, o profissional abre o chamado e envia informações como história clínica e resultados de exames laboratoriais e de imagem. O especialista do núcleo acessa essas informações e emite um parecer sobre a conduta indicada, que pode necessitar a transferência do paciente para um hospital de referência ou a continuidade do tratamento na unidade onde se encontra. Desta forma é possível diminuir possíveis filas de atendimento e possibilitar um tratamento mais confortável e humano para o paciente.

“O NAE veio para revolucionar a história da saúde pública no estado do RN, é um sistema que veio para dar de fato apoio especializado às 80 unidades solicitantes cadastradas, que recebem suporte das mais diversas especialidades médicas”. ressalta o médico coordenador do NAE, Giordano Bruno. Ele explica que além de dar o acesso aos médicos especialistas e a procedimentos, o sistema também veio para organizar o fluxo nas unidades de referência. “O objetivo é que as unidades de maior densidade tecnológica façam de fato o seu papel, reduzindo idas de pacientes de forma desorganizada e desnecessária, isso naturalmente diminuiu consideravelmente o número de pacientes que vão para as unidades de referência, mas também faz com que todos que precisem de suporte ou procedimento presencial tenham esse acesso de forma inclusive facilitada”.

O coordenador da UGTSIC, Chander Pinheiro, explica que a solução foi projetada para ser acessível e eficiente, garantindo que os profissionais de saúde consigam solicitar e responder pareceres de maneira simples e rápida. “Do ponto de vista tecnológico, o Regula NAE é um exemplo bem-sucedido de inovação dentro da Sesap, pois foi totalmente desenvolvido pela equipe de tecnologia da informação da Secretaria, utilizando metodologias ágeis e priorizando escalabilidade, segurança e integração com outros sistemas da saúde”, ressalta.

O Regula NAE é auditado, gerando mais confiabilidade, transparência e segurança, possui monitoramento contínuo e evolução constante, aprimorado com base no feedback dos usuários e nas necessidades operacionais da rede de saúde, por isso vem sendo aperfeiçoado e personalizado de acordo com a ampliação das especialidades atendidas e com as demandas das equipes de saúde.

 

 

 

Fonte: Agora RN

Compartilhe nas rede sociais

Mais notícias

Vereadora de Caicó sugere barreiras contra motocicletas em feira livre

Deputado articula debate sobre Hospital Universitário em Caicó

Currais Novos na rota do Rally 1500: competição acontecerá de 07 à 12 de abril entre PE, PB e RN

Trump anuncia tarifa de 10% para os produtos do Brasil

Cidade de Caicó amanhece encoberta por névoa; saiba o motivo

Olá, como podemos te ajudar?