As melhores rádios: FM 102.7 FM 95.9 FM 90.9 AM 1470

Sistema Rural de Comunicação

Rádios
do Grupo

STF rejeita tirar Dino, Moraes e Zanin do caso do golpe

O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) concluiu o julgamento e decidiu nesta quinta-feira 20 negar o afastamento dos ministros Alexandre de Moraes, Flávio Dino e Cristiano Zanin do julgamento da trama golpista de 2022.

André Mendonça foi o único que divergiu dos demais ministros no julgamento sobre Moraes e Dino. No caso de Zanin, a decisão foi unânime.

Os pedidos de afastamento tinham sido feitos pelas defesas do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), do ex-ministro Walter Braga Netto e do general da reserva Mario Fernandes —todos denunciados pela PGR sob acusação de participação na trama golpista.

Eles pediam o afastamento de Dino e Zanin sob o argumento de que os dois já entraram com processos contra Bolsonaro antes de assumirem suas funções no STF. No caso de Moraes, as defesas afirmam que o ministro seria uma das vítimas dos planos golpistas e, portanto, teria interesse direto no processo.

Mendonça, que foi indicado por Bolsonaro para a corte, concordou com o argumento das defesas contra Flávio Dino. Para ele, o fato de o ministro ter processado o ex-presidente em 2021 afeta o princípio da isonomia no julgamento.

No caso de Moraes, Mendonça afirma que, segundo a denúncia da PGR, o ministro era alvo de ações militares clandestinas cujo objetivo era sua prisão ou assassinato. Para ele, esse fato causa a “perda de parcialidade do julgador”.

Kassio Nunes Marques, que também chegou à corte com indicação de Bolsonaro, votou para manter os colegas nos processos.

Agora RN

Compartilhe nas rede sociais

Mais notícias

General Girão propõe penas mais duras para crimes com celulares

Montagem da estátua de Nossa Senhora de Fátima deve ser concluída até maio

Natal sanciona lei que estimula contratação de mulheres vítimas de violência doméstica

Exército abre concurso para sargentos com 1,1 mil vagas; veja como participar

Ovos de Páscoa estão até 20% mais caros em 2025

Olá, como podemos te ajudar?