As melhores rádios: FM 102.7 FM 95.9 FM 90.9 AM 1470

Sistema Rural de Comunicação

Rádios
do Grupo

TJRN alerta contribuintes que vão declarar o Imposto de Renda para evitar golpes e fraudes

Com o início do período para declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2025, os contribuintes devem ficar atentos aos golpes e fraudes amplamente difundidos na Internet. A Secretaria de Tecnologia e Comunicação (Setic) do TJRN alerta sobre sites, e-mails e mensagens falsas que se passam pela Receita Federal para espalhar softwares maliciosos e roubar dados das vítimas.

O chefe do Setor de Infraestrutura e Sistema Judiciais da Setic, Sérgio Paulo, alertou para o uso da engenharia social como principal forma de aplicação dos golpes. “Os golpistas utilizam engenharia social para enganar vítimas, enviando mensagens falsas que parecem ser da Receita Federal ou de instituições financeiras. Eles induzem o contribuinte a fornecer dados sensíveis, instalar programas maliciosos ou até fazer pagamentos indevidos”, disse.

Além de se atentar à documentação exigida na hora de prestar contas, o contribuinte deve ficar de olho nos golpes mais comuns:

E-mails ou SMS falsos da Receita Federal: Mensagens falsas informam supostas pendências, restituições ou necessidade de correção na declaração; Contêm links maliciosos que levam a páginas falsas para roubo de dados.

Falsos aplicativos ou programas para declaração: Golpistas criam versões falsas do programa oficial da Receita Federal para capturar informações.

Boletos falsos para pagamento de impostos: Criminosos enviam boletos fraudulentos alegando que são de impostos devidos na declaração.

Golpe da restituição antecipada: Fraudadores oferecem “antecipação” da restituição, solicitando dados bancários ou pagamentos prévios.

Telefonemas fraudulentos: Alguém se passa por um funcionário da Receita Federal pedindo informações sigilosas.

Para evitar ser vítima, Sérgio ressalta os principais cuidados a serem adotados: usar apenas o site oficial da Receita Federal (https://www.gov.br/receitafederal) para baixar o programa do IRPF; desconfiar de e-mails ou mensagens que pedem dados pessoais e pagamentos; não clicar em links desconhecidos; caso seja necessário pagar algo relacionado ao IR, consultar no site da Receita; nunca fornecer CPF, número de recibo ou informações bancárias a terceiros.

 

 

Fonte: Agora RN

Compartilhe nas rede sociais

Mais notícias

RN reduz em 28,2% e 12,8% crimes de roubos e furtos de celulares

Huol-UFRN recruta voluntários para estudo de novo medicamento contra depressão

RN pretende contratar mais 1,5 mil câmeras corporais para segurança pública

Coronel Araújo compara sensação de insegurança no RN com Israel: “Um lugar de paz, mas qualquer movimento diferente torna inseguro”

Nova Indústria Brasil recebe R$ 9,5 bilhões em crédito do Banco do Nordeste

Olá, como podemos te ajudar?