As melhores rádios: FM 102.7 FM 95.9 FM 90.9 AM 1470

Sistema Rural de Comunicação

Rádios
do Grupo

Unimed Natal inaugura maior complexo hospitalar do Rio Grande do Norte

Com área de 43 mil metros quadrados, o novo Complexo de Saúde Unimed (CSU) terá capacidade para realizar 1,8 mil cirurgias por mês, 20 mil pronto-atendimentos mensais e 30 mil exames/mês. A nova estrutura, localizada na Avenida Antônio Basílio, no bairro de Lagoa Nova, ao lado do Hospital Unimed, é um marco na saúde suplementar do Rio Grande do Norte.

A previsão é de que, neste sábado (22), o pronto-socorro adulto comece a funcionar. As cirurgias eletivas foram iniciadas já no último sábado (15), bem como a transferência de pacientes das unidades de internação e das UTIs adulto e pediátrica do atual Hospital da Unimed (HU). A diretoria da Unimed Natal celebrou a inauguração da primeira fase do Complexo durante evento que reuniu médicos cooperados, autoridades e dirigentes do Sistema Unimed na alameda do CSU, na última sexta-feira (14).

O diretor-presidente da Unimed Natal, Dr. Fernando Pinto, destaca esse como o maior investimento dos quase 50 anos de história da Cooperativa. “O Complexo representa um avanço significativo para todos os nossos usuários, aumento de mercado de trabalho para nossos médicos cooperados e reforça nossa posição como referência no setor, além de contribuir para o resultado financeiro da Cooperativa, o que, temos certeza, impactará positivamente todos os sócios”, pontua Fernando Pinto.

Ele destaca a estrutura moderna. “Estamos entregando um complexo moderno, com alta tecnologia, 100% digital, em um modelo mais ecológico e sustentável e com um nível de excelência muito alto, que dá segurança e eficiência ao tratamento dos nossos pacientes. Ficamos muito satisfeitos de entregar a unidade aos beneficiários e também aos cooperados que vão ter uma abertura maior de mercado de trabalho”, afirma o diretor-presidente. E completa: “Dada a qualidade da estrutura que está sendo entregue aqui, não há nada igual na nossa cidade. No Nordeste, talvez poucos hospitais tenham essa estrutura. Esse hospital se equipara a um hospital de nível Sul-Sudeste, de padrão internacional”.

“Estamos entregando uma estrutura que contempla um Hospital Geral, um materno-infantil e um moderno centro de diagnóstico. Também estamos criando um acesso facilitado para que o nosso cliente externo possa realizar um exame de imagem sem ter a necessidade, por exemplo, de entrar na unidade hospitalar”, detalha o diretor-presidente.

Carlos Medeiros, vice-presidente da Unimed Natal, comemora o início de operações do CSU e destaca os impactos para o Rio Grande do Norte. “O Complexo é um sonho realizado, coroando um trabalho de oito anos da nossa gestão, que entrega um presente para o Estado. É uma unidade que vai mudar o patamar de saúde do RN”, festejou Medeiros.

O CSU possui três amplos blocos de atendimento distintos: hospital geral, hospital materno-infantil e centro de diagnósticos. Nessa primeira fase, foram abertos 205 leitos para internação, dez salas de cirurgia (aptas para cirurgias robóticas), sete Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), com quase 100 leitos, prontos-socorros adulto, infantil e obstétrico, além de diversos serviços especializados. A meta da Unimed Natal é a entrega total do complexo com 350 leitos, 14 salas de cirurgia e uma reserva técnica para futuras expansões.

O diretor de Recursos Próprios da Unimed Natal, Dr. Emerson Oliveira explicou as inovações tecnológicas do complexo. “Tudo vai funcionar através de prontuário eletrônico, certificação digital. Então, são tecnologias que vêm para poder dar segurança à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e obviamente evitar desperdício e contribuir com a sustentabilidade”, detalhou.

Novos postos de trabalho para médicos e outros profissionais

A Unimed Natal gera, atualmente, cerca de 35 mil empregos diretos e indiretos no Estado. Isso porque além do emprego direto para quem trabalha e presta serviço nas unidades de saúde, existe, também, toda uma cadeia produtiva que se beneficia com o funcionamento da empresa de plano de saúde.

O diretor de Recursos Próprios da Unimed Natal, Dr. Emerson Oliveira, detalha como funciona essa rede de parcerias que gera muitos empregos e renda no Rio Grande do Norte. “Hoje se estima que cerca de 35 mil empregos são gerados direta e indiretamente pela Unimed Natal. Envolve muita gente. Envolve fornecedores, clínicas, hospitais. Ou seja, todos os insumos que dão suporte a nossa operação, além de ofertar serviços de saúde. Nós também estamos fomentando a economia do nosso Estado”, explicou.

Com o novo Complexo de Saúde, esse número deve aumentar. Apenas durante a construção do CSU, cerca de 2,3 mil trabalhadores atuaram na obra, chegando a um pico de 700 funcionários simultaneamente. Com a primeira fase concluída, o Complexo gera mais de 1 mil novos empregos diretos, podendo alcançar 2 mil contratações quando estiver em operação completa. A Unimed Natal expande o número total de colaboradores de 1,8 mil para cerca de 3 mil com a nova unidade, em um crescimento de 66,7%.

Foto: Acervo Unimed Natal

Dr. Emerson Oliveira destaca a importância do CSU para o desenvolvimento do setor e para a economia do Estado. “É muito bom ver nosso trabalho traduzido em impacto econômico para o Rio Grande do Norte. O CSU amplia nossa capacidade de atendimento, gera novas oportunidades para médicos cooperados e profissionais da saúde e fortalece o setor, oferecendo o que há de melhor e mais moderno para os nossos clientes”, diz.

Seguindo a linha gradual de início dos atendimentos, alguns serviços serão abertos ou totalmente instalados posteriormente. É o caso do centro de diagnóstico, que conta, na etapa atual, com um mamógrafo, um aparelho de densitometria óssea, dois tomógrafos, uma hemodinâmica e uma ressonância magnética. Para a próxima fase, será montada pelo menos mais uma estrutura de cada, além de cinco salas de ultrassonografia e dois raios-X. O número de leitos (350) será entregue de forma parcial agora (205), ficando o restante para a etapa seguinte, assim como as salas de cirurgia (das 14, dez foram entregues agora). Os leitos day clinic também estão previstos na próxima fase. A abertura gradativa dos serviços será divulgada nos canais oficiais da Unimed Natal.

O CSU funcionará – quando inaugurado de maneira completa – com três grandes torres que dão acesso a algumas paisagens na capital potiguar. Entre os quais, estão o Parque das Dunas, Shopping Midway Mall e Parque da Cidade. Além disso, tem leitos mais espaçosos e bem acessíveis aos pacientes, que possibilitam atendimento mais humanizado.

A ideia é que o paciente que esteja em alguma cama de UTI sinta o maior conforto possível. Ou seja, que ele não se sinta como dentro de um ambiente hospitalar complexo, e sim dentro de casa. Todos os quartos possuem estrutura com dois leitos de enfermaria, que podem ser transformados em apartamentos de um leito, à exceção dos isolamentos e VIPs. Os banheiros seguem um padrão adaptado, incluindo acionamento de emergência.

O diretor médico do Complexo, Hércules Albuquerque, aponta a importância desse conforto para a facilidade de adaptação do paciente. “São unidades confortáveis, planejadas para facilitar a mobilidade de pacientes idosos, obesos ou com dificuldades de locomoção. Além disso, o hospital terá um rigoroso controle de acesso, garantindo maior segurança para todos”, explica.

Tribuna do Norte

Compartilhe nas rede sociais

Mais notícias

ABRAPE pede transparência nos dados da Receita Federal e cumprimento das formalidades do PERSE

Indústria cai 0,1% em fevereiro e soma 5 meses sem crescimento

Estudantes nascidos em maio e junho recebem 1ª parcela do Pé-de-Meia

Brasil recupera 25 fósseis de insetos que seriam vendidos no exterior

Taxa de Bombeiros deve arrecadar R$ 35 milhões no RN em 2025; entenda mais sobre

Olá, como podemos te ajudar?