As melhores rádios: FM 102.7 FM 95.9 FM 90.9 AM 1470

Sistema Rural de Comunicação

Rádios
do Grupo

Cientistas ganham prêmio por IA capaz de prever terremotos com precisão e antecedência de até uma semana

Um grupo de cientistas da Universidade do Texas desenvolveu uma ferramenta de inteligência artificial capaz de prever 70% dos terremotos durante um teste realizado na China. O projeto surge como uma esperança para a prevenção e mitigação de riscos sísmicos.

Treinada com dados sísmicos, a IA conquistou o primeiro lugar em uma competição internacional ao conseguir fazer a previsão até uma semana antes de ocorrerem as movimentações, durante o teste de sete meses na China. O sistema foi treinado para identificar variações estatísticas em dados sísmicos em tempo real, correlacionando-as com terremotos passados.

O sistema produziu previsões semanais em que, em 14 ocasiões, acertou a localização e a magnitude dos terremotos, dentro de um raio de 320 km da área estimada. A IA falhou em prever um terremoto e emitiu oito alertas falsos. Ainda não se sabe se o mesmo método funcionará em outras regiões.

O teste foi parte de uma competição internacional na China, onde a IA desenvolvida pela Universidade do Texas superou outras 600 propostas. O projeto foi liderado pelo sismólogo Yangkang Chen, e os resultados do experimento foram publicados em revistas científicas.

Segundo os pesquisadores, o método teve sucesso por seguir uma abordagem de aprendizado de máquina relativamente simples. A IA foi alimentada com um conjunto de características estatísticas baseadas na física dos terremotos, e foi treinada com cinco anos de dados sísmicos.

Após o treinamento, a IA produziu previsões ao identificar sinais de possíveis terremotos entre os ruídos de fundo da Terra. Os pesquisadores acreditam que, em locais com redes sísmicas robustas, como Califórnia, Itália, Japão, Grécia, Turquia e Texas, a IA poderá melhorar sua taxa de sucesso e fazer previsões mais precisas, reduzindo a margem de erro para algumas dezenas de quilômetros.

O Globo

Compartilhe nas rede sociais

Mais notícias

MEC é denunciado ao TCU por ocultação de dados

Senac RN lança edital com mais de mil vagas em cursos gratuitos; confira

Informações pessoais de quem usa foto para criar imagens no estilo Ghibli podem estar em risco; entenda

RN reduz em 28,2% e 12,8% crimes de roubos e furtos de celulares

Huol-UFRN recruta voluntários para estudo de novo medicamento contra depressão

Olá, como podemos te ajudar?