O projeto Festival Sinfônico vai movimentar o interior potiguar com música e conhecimento. A iniciativa tem o objetivo de impactar diretamente a vida de 120 jovens dos municípios de Caicó, Jucurutu, Luís Gomes, Pau dos Ferros e Portalegre, com formação musical de alta qualidade e oportunidades para o desenvolvimento artístico e profissional. Em cada uma das cidades acontecerá uma programação de uma semana, com concertos, recitais, aulas coletivas e individuais, e masterclasses. As ações começarão em julho.
Jucurutu receberá a formação musical entre os dias 21 e 27 de julho, junto a Caicó, e seguida por Pau dos Ferros, entre os dias 27 e 31 de agosto. Em Pau dos Ferros, Luís Gomes e Jucurutu será realizada uma semana imersiva em aprendizado, e Caicó e Portalegre se juntam às sedes do festival nas diversas apresentações de música de concerto.
Ao final do projeto serão concedidas seis bolsas de estudo para os participantes de maior destaque, permitindo-lhes participar de dois dos mais prestigiados festivais de música do Brasil: o Festival de Campos do Jordão em São Paulo, e o Festival Internacional de Música de Novo Hamburgo (FeMusiK-RS), em 2025. A proposta do festival inclui ainda um curso de regência para os maestros participantes, ministrado pelo renomado Linus Lerner.
“O interior do RN é uma excelente janela de oportunidade para projetos de educação musical pela diversidade de talentos. Realizar o Festival Sinfônico é uma forma de democratizar o acesso à cultura e oferecer aos jovens uma formação cidadã de qualidade”, declarou Tatiane Fernandes, produtora cultural responsável pelo projeto. As cidades também receberão atividades no segundo semestre deste ano, e as datas serão divulgadas em breve.
Tribuna do Norte