Uma equipe de médicos do Hospital Imam Khomeini, em Ahvaz, no Irã, publicou um artigo nesta semana na Journal of Medical Case Reports em que relatam a retirada de 452 objetos de metal do organismo de um homem de 36 anos. De acordo com a publicação, o homem é descrito como caucasiano e teria chegado ao hospital com queixas de dores abdominais crônicas, vômitos frequentes e intolerância a líquidos e alimentos.
Os acompanhantes dele mencionaram um histórico de ingestão de peças metálicas três meses antes da ida até à unidade de saúde. Os médicos solicitaram exames de radiografia e endoscopia e encontraram múltiplos objetos metálicos que causaram obstrução gástrica no paciente. Ainda assim, ele apresentava sinais vitais estáveis e estava consciente. Ao todo, foram achados 452 parafusos, porcas, chaves, pedras e outras partes metálicas, pesando 2,9 quilos.
Cinco dias após ter os objetos removidos, o homem foi transferido para o serviço de psiquiatria em boas condições gerais e foi diagnosticado com psicose. Segundo o estudo, sua condição retornaria ao normal com acompanhamento.
De acordo com os médicos responsáveis pela cirurgia e autores da publicação, a ingestão de objetos estranhos pode acontecer de forma inconsciente ou não em pacientes com problemas de saúde mental. A maior parte dos casos atravessa o esôfago de forma lenta e se aloja no organismo da pessoa, o que exige intervenção cirúrgica.
Fonte: O Globo