Com a visualização única, mídias “desaparecem” após serem visualizadas e não ficam salvas na galeria do celular; saiba tudo sobre a função disponível no WhatsApp
O WhatsApp, mensageiro disponível para Android e iPhone (iOS), permite o envio de mídias que “somem” após serem abertas uma única vez. Esse tipo de arquivo não fica salvo no telefone do destinatário. O procedimento pode ser realizado com fotos, vídeos e até com áudios. O objetivo do recurso é tornar as trocas de mensagens mais seguras e impedir que determinados conteúdos sejam compartilhados com terceiros. Nas linhas a seguir, saiba tudo sobre essa ferramenta, entenda como utilizá-la e veja se é possível salvar esse tipo de mensagem.
Visualização única no WhatsApp: tudo sobre o recurso que garante mais segurança às mídias enviadas no app — Foto: Mariana Saguias/TechTudo
Para que serve o recurso de visualização única do WhatsApp?
O recurso de visualização única do WhatsApp permite o compartilhamento de fotos, vídeos e áudios que se autodestroem após o destinatário abrir o arquivo, além de impedir que o conteúdo seja salvo por capturas e gravações de tela. Ou seja, essas mídias não poderão ser acessadas novamente em outro momento. O recurso garante mais privacidade aos usuários do mensageiro e torna as trocas de mensagens sigilosas, impedindo a possibilidade de salvar, exportar e encaminhar o arquivo para outras pessoas.
Mensagem enviada com visualização única no WhatsApp — Foto: Clara Fabro/TechTudo
Em quais situações o recurso de visualização única pode ser útil?
O recurso de visualização única pode ser útil para os usuários que desejam enviar mídias confidenciais, que não poderão ser acessadas uma segunda vez. Por exemplo, caso queira mandar um áudio com informações sigilosas, que não deverão ser vazadas, uma boa opção é enviá-lo nesse modo de visualização. Assim, o conteúdo não poderá ser encaminhado para outros usuários do mensageiro e não ficará salvo no aparelho de quem o recebeu.
O procedimento também pode ser a melhor alternativa para enviar fotos e vídeos íntimos. Contudo, mesmo com essa camada de segurança, é importante confiar no destinatário para evitar transtornos, pois os conteúdos podem ser registrados com a câmera de um aparelho de celular secundário.
Recurso de visualização única pode ser útil em trocas de mensagens sigilosas — Foto: Rodrigo Fernandes/TechTudo
Como mandar foto de visualização única no WhatsApp? E vídeo?
Para mandar fotos e vídeos de visualização única no WhatsApp, o procedimento é o mesmo. Abra um chat e selecione o ícone de câmera, localizado na parte inferior direita da tela. Em seguida, acesse a galeria para escolher um arquivo. Selecione o ícone sinalizado com o “1” (que significa que a imagem ou vídeo só poderão ser vistos uma vez). Por fim, toque no símbolo de “avião de papel” para fazer o envio.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2023/f/p/Sr6VLwSyAOy8t2YJZHXg/v-2023-10-09t092344.434.png)
Como mandar áudio de visualização única no WhatsApp?
Para mandar um áudio de visualização única no WhatsApp, abra um chat e toque no ícone de microfone, na parte inferior direita da tela. Depois, arraste para cima e toque no “1”. Ao terminar a gravação, faça o envio normalmente.
Como salvar vídeo de visualização única no WhatsApp? É possível?
De forma nativa, não é possível salvar as mídias recebidas com o recurso de visualização única no WhatsApp. O mensageiro não permite downloads, screenshots e nem gravações de tela, prezando pela privacidade dos usuários. Ao tentar capturar os registros, os arquivos são salvos de forma inteiramente preta na galeria do celular, comprovando o bloqueio. Ainda assim, como dito anteriormente, é preciso ter cuidado ao enviar conteúdos privativos, visto que eles poderão ser salvos de outras maneiras.