As melhores rádios: FM 102.7 FM 95.9 FM 90.9 AM 1470

Sistema Rural de Comunicação

Rádios
do Grupo

Cientistas descobrem 1ª caverna na Lua, que poderia abrigar humanos em ‘base permanente’

Os cientistas descobriram, pela primeira vez, uma caverna na Lua. Com ao menos cem metros de profundidade, o buraco poderia abrigar humanos e protegê-los, por exemplo, da radiação, das temperaturas extremas e do clima espacial. Os pesquisadores destacam que o local poderia servir à construção de uma “base permanente” para os astronautas.

As informações são da BBC. Cientistas ouvidos pela rede britânica apontaram que a caverna é, provavelmente, uma de centenas existentes na área, descrita como um “mundo subterrâneo” até hoje “desconhecido”.

À BBC, a astronauta britânica Helen Sharman concordou que a caverna parecia um bom lugar para a instalação de uma base. Ela projetou que, dentro de 20 a 30 anos, os humanos poderão viver em poços lunares — mas ponderou que, por causa da profundidade do buraco, os astronautas devem ter de fazer rapel e usar jet packs e elevadores para entrar e sair da estrutura.

Quem descobriu a caverna foi a dupla Lorenzo Bruzzone e Leonardo Carrer, da Universidade de Trento, na Itália. Eles localizaram o poço lunar com o uso de um radar numa planície rochosa denonimada Mare Tranquillitatis. Segundo a BBC, a superfície do buraco (uma espécie de claraboia) é visível a olho nu da Terra. Há milhões ou bilhões de anos, lava fluiu na superfície lunar e criou um túnel na rocha.

Os cientistas usaram o equipamento para entrar na abertura da caverna e desvendar o que havia ali dentro: “paredes verticais e salientes e um piso inclinado que pode se estender ainda mais no subsolo”.

— A vida na Terra começou em cavernas, por isso faz sentido que os humanos pudessem viver dentro delas na Lua — afirmou à BBC Carter, que comparou a descoberta às cavernas vulcânicas em Lanzarote, na Espanha.

A pesquisa da dupla foi publicada na revista científica Nature Astronomy.

A existência de cavernas na Lua é cogitada por cientistas há cerca de 50 anos. Só em 2010, uma câmera de uma missão registrou o que poderiam ser as entradas para os poços lunares. Agora, os cientistas ainda projetam utilizar radares de penetração no solo, câmeras ou mesmo robôs para explorar totalmente e mapear a caverna.

A pesquisa também pode ajudar humanos na exploração cavernas em Marte no futuro, disse Francesco Sauro, coordenador da equipe tópica de Cavernas Planetárias da Agência Espacial Europeia, à BBC News.

Fonte: O Globo

 

#radio #95fm #caicó #entretenimento #radiofm #aimbativel #radio #102fm #caicó #entretenimento #radiofm #repost

Compartilhe nas rede sociais

Mais notícias

ABRAPE pede transparência nos dados da Receita Federal e cumprimento das formalidades do PERSE

Indústria cai 0,1% em fevereiro e soma 5 meses sem crescimento

Estudantes nascidos em maio e junho recebem 1ª parcela do Pé-de-Meia

Brasil recupera 25 fósseis de insetos que seriam vendidos no exterior

Taxa de Bombeiros deve arrecadar R$ 35 milhões no RN em 2025; entenda mais sobre

Olá, como podemos te ajudar?