As melhores rádios: FM 102.7 FM 95.9 FM 90.9 AM 1470

Sistema Rural de Comunicação

Rádios
do Grupo

Drenagem em Ponta Negra entra na fase final para proteger engorda das chuvas

A obra de drenagem da praia de Ponta Negra, em Natal, entrou na fase final e deve ser concluída nos próximos 30 a 40 dias, segundo o secretário municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, Thiago Mesquita. A intervenção é essencial para evitar alagamentos e erosão na faixa de areia recém-expandida pela engorda da praia.

De acordo com Mesquita, o sistema atual é antigo e foi projetado antes da expansão da orla. Agora, estão sendo instalados 13 dissipadores de energia para reduzir a força da água da chuva ao atingir a areia. “O sistema impede que a água desça com muita força e acabe escavando a praia, evitando a formação de buracos e desníveis”, explicou o secretário.

A engorda de Ponta Negra foi concluída em dezembro, com o depósito de 1,3 milhão de metros cúbicos de areia ao longo de 4,6 km de orla. Apesar do sucesso da obra, a presença de pedras na nova faixa de areia gerou reclamações de banhistas.

Segundo a prefeitura, o material – identificado como rodolitos (fragmentos de carbonato de cálcio inertes) – será removido com um sistema mecanizado de filtragem que começa a operar em fevereiro. “Os rodolitos serão retirados com um equipamento que filtra a areia, tornando-a mais homogênea e confortável para os banhistas”, garantiu Mesquita.

Outro ponto que vem chamando a atenção é a mudança na profundidade do mar. Com a nova configuração da praia, formou-se um talude de cerca de três metros, o que faz com que a entrada na água pareça mais funda do que antes. “O perfil da praia ainda está se ajustando. Esse processo é natural e ocorre gradualmente. Vai haver uma suavização desse talude, essa entrada vai se tornando cada vez mais normal”, destacou o secretário.

O investimento total na engorda foi de R$ 76 milhões, mas o projeto completo, incluindo drenagem e enrocamento, pode chegar a R$ 108 milhões. A empresa responsável solicitou um aditivo contratual, que está em análise pela prefeitura.

Além disso, a administração municipal planeja lançar um concurso internacional para definir o projeto de reurbanização da orla, que só deve avançar após a consolidação da nova faixa de areia, um processo que pode levar até dois anos.

Thiago Mesquita falou sobre a engorda de Ponta Negra. Foto: José Aldenir / Agora RN
Thiago Mesquita falou sobre a engorda de Ponta Negra. Foto: José Aldenir / Agora RN

Fonte: Agora RN

Compartilhe nas rede sociais

Mais notícias

Polícia fecha empresa de segurança usada por facção para tráfico de drogas; 9 pessoas foram presas

Memorial Padre Tércio exibe filmes sobre o regime militar em sessão especial “Cinema & Ditadura”

Tosse persistente é o principal sintoma da tuberculose, reforça infectologista

Dino suspende emendas para universidades e fundações de oito estados

Governo diz que 90% da carne consumida no RN tem benefícios fiscal

Olá, como podemos te ajudar?