As melhores rádios: FM 102.7 FM 95.9 FM 90.9 AM 1470

Sistema Rural de Comunicação

Rádios
do Grupo

FAB realizará lançamento de foguete na Barreira do Inferno, em Parnamirim

A Força Aérea Brasileira (FAB) confirmou o lançamento de um foguete de sondagem modelo VS30 V15 na próxima sexta-feira 29, a partir do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), em Parnamirim, região metropolitana de Natal. A atividade faz parte da primeira etapa da Operação Potiguar, que busca treinar técnicos do CLBI e testar equipamentos e processos.

Com 7,9 metros de comprimento, peso total de 1,5 tonelada e capacidade de atingir até 154,9 quilômetros de altitude, o foguete foi desenvolvido pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) e utiliza combustível sólido. Durante os 6 minutos e 20 segundos de voo, serão coletados dados sobre trajetória, desempenho e funcionamento da carga útil de 278,46 quilos.

A segunda etapa da Operação Potiguar está prevista para o segundo semestre de 2025 e incluirá o lançamento de outro foguete do mesmo modelo. Esse novo teste permitirá validar o sistema de recuperação da parte superior do veículo, fundamental para experimentos futuros.

Capacidades ampliadas do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno

Criado em 1965, o CLBI já realizou mais de 3 mil lançamentos, mas nos últimos anos vinha se concentrando em atividades de rastreamento. A retomada dos lançamentos suborbitais faz parte de um esforço estratégico da FAB para ampliar as capacidades do Brasil no setor aeroespacial, aliviando a sobrecarga do Centro de Lançamento de Alcântara (MA), que já tem 85% de sua capacidade reservada para 2025.

“O país será capaz de lançar um experimento, fazer todas as coletas de dados e recuperar a carga útil enviada ao espaço”, destacou a FAB.

Fonte: Agora RN

Compartilhe nas rede sociais

Mais notícias

Polícia fecha empresa de segurança usada por facção para tráfico de drogas; 9 pessoas foram presas

Memorial Padre Tércio exibe filmes sobre o regime militar em sessão especial “Cinema & Ditadura”

Tosse persistente é o principal sintoma da tuberculose, reforça infectologista

Dino suspende emendas para universidades e fundações de oito estados

Governo diz que 90% da carne consumida no RN tem benefícios fiscal

Olá, como podemos te ajudar?