As melhores rádios: FM 102.7 FM 95.9 FM 90.9 AM 1470

Sistema Rural de Comunicação

Rádios
do Grupo

FAB realizará lançamento de foguete na Barreira do Inferno, em Parnamirim

A Força Aérea Brasileira (FAB) confirmou o lançamento de um foguete de sondagem modelo VS30 V15 na próxima sexta-feira 29, a partir do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), em Parnamirim, região metropolitana de Natal. A atividade faz parte da primeira etapa da Operação Potiguar, que busca treinar técnicos do CLBI e testar equipamentos e processos.

Com 7,9 metros de comprimento, peso total de 1,5 tonelada e capacidade de atingir até 154,9 quilômetros de altitude, o foguete foi desenvolvido pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) e utiliza combustível sólido. Durante os 6 minutos e 20 segundos de voo, serão coletados dados sobre trajetória, desempenho e funcionamento da carga útil de 278,46 quilos.

A segunda etapa da Operação Potiguar está prevista para o segundo semestre de 2025 e incluirá o lançamento de outro foguete do mesmo modelo. Esse novo teste permitirá validar o sistema de recuperação da parte superior do veículo, fundamental para experimentos futuros.

Capacidades ampliadas do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno

Criado em 1965, o CLBI já realizou mais de 3 mil lançamentos, mas nos últimos anos vinha se concentrando em atividades de rastreamento. A retomada dos lançamentos suborbitais faz parte de um esforço estratégico da FAB para ampliar as capacidades do Brasil no setor aeroespacial, aliviando a sobrecarga do Centro de Lançamento de Alcântara (MA), que já tem 85% de sua capacidade reservada para 2025.

“O país será capaz de lançar um experimento, fazer todas as coletas de dados e recuperar a carga útil enviada ao espaço”, destacou a FAB.

Fonte: Agora RN

Compartilhe nas rede sociais

Mais notícias

Meteorologia prevê chuvas volumosas para boa parte do país

11ª Mostra de Cinema de Gostoso apresenta programação Mostra Panorama Sala Petrobras

Foguete que será lançado pela FAB vai levar mensagens de alunos ao espaço

Eribaldo denuncia superlotação em hospitais e pede que Governo do RN repasse verbas atrasadas

Motorista de ônibus escolar se recusa a fazer bafômetro e é autuado no RN

Olá, como podemos te ajudar?