As melhores rádios: FM 102.7 FM 95.9 FM 90.9 AM 1470

Sistema Rural de Comunicação

Rádios
do Grupo

Rádio alcança 79% da população no Brasil, aponta Kantar IBOPE Media

Segundo a pesquisa, 91% dos brasileiros consomem algum conteúdo de áudio no dia a dia

O estudo Inside Audio 2024, realizado pela Kantar IBOPE Media, revela que o áudio é tão prevalente no país que nove em cada dez brasileiros escutam algum tipo de conteúdo em seu cotidiano, seja via rádio, podcasts ou plataformas de streaming.

“A maior força do áudio reside na capacidade de engajar de maneira íntima e imersiva, muitas vezes com o apoio do vídeo, como ocorre em podcasts. De diferentes maneiras, o formato se faz presente na jornada das pessoas”, afirma Adriana Favaro, vice-presidente comercial da Kantar IBOPE Media.

O Poder do Rádio

O rádio se consolida como o principal meio de áudio no Brasil, alcançando 79% da população. Em média, os brasileiros dedicam 3 horas e 55 minutos por dia à escuta do rádio. A mídia demonstra forte apelo local, com 69% dos ouvintes apreciando o meio por fornecer informações sobre suas cidades. Além disso, 77% reconhecem sua agilidade, considerando-o uma fonte rápida de informação, e 58% confiam no rádio para se manter informados.

A credibilidade do meio é reforçada pela percepção de que as informações veiculadas são confiáveis, o que é destacado por 50% dos consumidores. Entre os ouvintes de rádio, 78% sintonizam conteúdo das emissoras nas estações AM e FM, 28% acessam pelo YouTube (seja em formato apenas de áudio ou via programação ao vivo com imagem), e 12% declaram acompanhar por meio de serviços de streaming de áudio.

Digital em Destaque

Segundo o relatório da Kantar, o rádio combina a força do tradicional com a conveniência do digital. O consumo online já ultrapassa o tradicional em alguns horários, e entre as dez maiores emissoras, o digital agrega 54% de alcance. “Essa mudança nos hábitos de consumo, mencionada por 38% dos brasileiros, reforça a mobilidade do rádio, permitindo acesso a qualquer hora e lugar”, avalia o instituto.

Os podcasts também estão em ascensão: 43% dos ouvintes de rádio escutaram podcasts nos últimos três meses, com 48% consumindo conteúdo semanalmente. Os temas mais populares tanto em podcasts quanto no rádio incluem comédia (31%), música (31%), esportes (24%), educação (22%) e notícias (22%).

Dentre as 13 praças que fazem parte da pesquisa, a que dedica mais tempo à mídia é a Grande Rio de Janeiro, com 04h22 (em média). Em segundo e terceiro lugares estão, respectivamente, as regiões metropolitanas de Vitória e Recife

 

Mercado Publicitário

Projeções de investimentos apontadas pelo estudo *Inside Audio 2024* indicam que, para o segundo semestre de 2024, 74% dos líderes de marketing planejam apostar no áudio como um todo. Destes, 61% criarão ações para rádio e alocarão verbas para podcasts, enquanto 60% investirão em plataformas de streaming. No primeiro semestre deste ano, o mercado brasileiro veiculou mais de 1 milhão de minutos de publicidade no rádio.

Os consumidores atestam a eficácia da propaganda em suas diversas modalidades. Entre os ouvintes de rádio, 83% relataram ter ouvido campanhas ou outras ações publicitárias em algum formato de áudio. Entre aqueles que ouviram propagandas, 54% foram impactados por comerciais veiculados entre programas e músicas, enquanto 25% foram atingidos por ações feitas por locutores.

O poder de conversão do meio é notável: 38% dos que ouviram propaganda em áudio já compraram ou pesquisaram o produto ou serviço divulgado; 57% apreciam o formato das propagandas apresentadas nas emissoras de rádio e plataformas de streaming, e 55% afirmam prestar atenção.

Para conferir a pesquisa completa, clique aqui.

Com informações da Kantar IBOPE Media

Compartilhe nas rede sociais

Mais notícias

RN reduz em 28,2% e 12,8% crimes de roubos e furtos de celulares

Huol-UFRN recruta voluntários para estudo de novo medicamento contra depressão

RN pretende contratar mais 1,5 mil câmeras corporais para segurança pública

Coronel Araújo compara sensação de insegurança no RN com Israel: “Um lugar de paz, mas qualquer movimento diferente torna inseguro”

Nova Indústria Brasil recebe R$ 9,5 bilhões em crédito do Banco do Nordeste

Olá, como podemos te ajudar?